Avisos e Notícias


Edital de concessão de bolsas – Turma 2020-2022

A Coordenação Nacional do PROF-FILO torna público o Edital que rege a concessão de bolsas para os alunos ingressantes na Turma 2020-2022, cujas aulas têm início previsto para as aulas em setembro/2020.

Edital nº 001/2020 – PROF-FILO
Anexo I – Declaração (formato word)
Portaria nº 61 de 22 de março de 2017 da CAPES que estabelece regras para concessão de bolsas nos mestrados profissionais 
Formulário de inscrição (a ser preenchido conforme o Edital nº 001/2020 – PROF-FILO)

Ressaltamos que o referido Edital se destina exclusivamente aos aprovados no Processo Seletivo Turma 2020-2022 e que se enquadram no termos da Portaria nº 61 de 22 de março de 2017.


COMUNICADO

A Coordenação do Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO, Núcleo UERN comunica que, em virtude do Decreto Estadual 29.512 e da Portaria 346/2020-GP/FUERN sobre as medidas de proteção e enfrentamento da pandemia (Covid-19), o atendimento ao público externo e interno se dará somente através do email: proffilo@uern.br

covid


NOTA AOS CANDIDATOS SELECIONADOS PARA INGRESSO NO PROF-FILO EM 2020 (EDITAL PROF-FILO 01/2019)

A coordenação nacional do PROF-FILO – Mestrado Profissional em Filosofia, um dos Programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (PROEB), mantidos pela CAPES/MEC, comunica-lhes que, apesar dos reiterados esforços realizados até aqui, não obtivemos da CAPES a necessária autorização para iniciar as nossas atividades no próximo mês de março, conforme estava inicialmente previsto no cronograma do processo seletivo convocado pelo Edital PROF-FILO 01/2019.

As aulas e todas demais atividades acadêmicas voltadas ao cumprimento de créditos no PROF-FILO terão início apenas a partir do dia 03 agosto de 2020, seguindo o calendário próprio a cada instituição associada ao programa. Até essa última data, os núcleos poderão programar e convidar os estudantes selecionados para outras atividades de caráter formativo, inclusive permitir que se matriculem de forma isolada em uma ou mais disciplina do programa, a depender da deliberação autônoma de cada colegiado local, com base, entre outros, na regulamentação própria da instituição à qual se vincula. Nenhum núcleo, no entanto, está obrigado realizar quaisquer dessas atividades seja por orientação seja norma geral estabelecida pela coordenação nacional do PROF-FILO.

Além disso, com a concordância da CAPES, deliberamos que o presente adiamento não será revertido no próximo ano, de tal modo que o mês de referência para o ingresso de novos estudantes no PROF-FILO passa a ser o mês de agosto, e não mais o mês de março, conforme ocorreu desde 2017. Em decorrência disso, o processo seletivo para ingresso em agosto de 2021 será realizado no primeiro semestre daquele ano, diferentemente dos anos anteriores, quando se realizaram no segundo semestre.

Solicitamos, todavia, a atenção dos estudantes já matriculados no PROF-FILO, pois o presente adiamento não afeta os ingressos em anos anteriores (2019 e, possivelmente, 2018), cujas atividades serão em breve reiniciadas, no prazo inicialmente previsto – na maioria dos casos, nas primeiras semanas do próximo mês de março, salvo algumas exceções.

Resta-nos reafirmar que esta coordenação lamenta profundamente o ocorrido, assim como os eventuais prejuízos, transtornos e frustrações causados aos candidatos selecionados. Durante os últimos dois meses, mantivemos um intenso e construtivo diálogo com a Diretoria de Educação à Distância da CAPES (DED/CAPES) na tentativa de reverter a decisão de adiamento, o que obviamente não foi possível. Todos estão suficientemente informados das severas restrições impostas ao sistema de financiamento do ensino superior público federal. Os programas PROEB, não obstante a sua evidente relevância social e cultural, não foram preservados pela racionalidade orçamentária que hoje preside as políticas públicas nacionais. 

Apelamos a todas e a todos que, além de manterem-se atentos às futuras comunicações das coordenações locais, de modo algum desistam do sonho, da convicção e da determinação que lhes fizeram buscar e alcançar a tão almejada vaga no PROF-FILO. Mais do que uma conquista para cada um de nós, o PROF-FILO é uma conquista da educação básica pública brasileira, dos seus docentes e dos seus estudantes. Precisamos transformar esse revés momentâneo num impulso para realizar uma significativa expansão do número de instituições associadas ao PROF-FILO, como condição para ampliar sua presença nas salas de aula e no cotidiano das escolas onde se ensina e se aprende Filosofia no nosso País.

Curitiba, 18 de fevereiro de 2020

Coordenação Nacional

PROF-FILO – Mestrado Profissional em Filosofia



Atualizado por: Erivânia Maria de Medeiros em 05/08/2020 (Setor para Contato: C.A. CAICÓ - Departamento de Filosofia )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Avançado de Caicó, Rua André Sales, 667 – Paulo XI - Caicó/RN - Mossoró/RN | 59300-000 | proffilo@mestrado.uern.br | (84) 3421-6513
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^