Avisos e Notícias


COMUNICADO

A Coordenação do Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO, Núcleo UERN comunica que, em virtude do Decreto Estadual 29.512 e da Portaria 346/2020-GP/FUERN sobre as medidas de proteção e enfrentamento da pandemia (Covid-19), o atendimento ao público externo e interno se dará somente através do email: proffilo@uern.br

covid


NOTA AOS CANDIDATOS SELECIONADOS PARA INGRESSO NO PROF-FILO EM 2020 (EDITAL PROF-FILO 01/2019)

A coordenação nacional do PROF-FILO – Mestrado Profissional em Filosofia, um dos Programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (PROEB), mantidos pela CAPES/MEC, comunica-lhes que, apesar dos reiterados esforços realizados até aqui, não obtivemos da CAPES a necessária autorização para iniciar as nossas atividades no próximo mês de março, conforme estava inicialmente previsto no cronograma do processo seletivo convocado pelo Edital PROF-FILO 01/2019.

As aulas e todas demais atividades acadêmicas voltadas ao cumprimento de créditos no PROF-FILO terão início apenas a partir do dia 03 agosto de 2020, seguindo o calendário próprio a cada instituição associada ao programa. Até essa última data, os núcleos poderão programar e convidar os estudantes selecionados para outras atividades de caráter formativo, inclusive permitir que se matriculem de forma isolada em uma ou mais disciplina do programa, a depender da deliberação autônoma de cada colegiado local, com base, entre outros, na regulamentação própria da instituição à qual se vincula. Nenhum núcleo, no entanto, está obrigado realizar quaisquer dessas atividades seja por orientação seja norma geral estabelecida pela coordenação nacional do PROF-FILO.

Além disso, com a concordância da CAPES, deliberamos que o presente adiamento não será revertido no próximo ano, de tal modo que o mês de referência para o ingresso de novos estudantes no PROF-FILO passa a ser o mês de agosto, e não mais o mês de março, conforme ocorreu desde 2017. Em decorrência disso, o processo seletivo para ingresso em agosto de 2021 será realizado no primeiro semestre daquele ano, diferentemente dos anos anteriores, quando se realizaram no segundo semestre.

Solicitamos, todavia, a atenção dos estudantes já matriculados no PROF-FILO, pois o presente adiamento não afeta os ingressos em anos anteriores (2019 e, possivelmente, 2018), cujas atividades serão em breve reiniciadas, no prazo inicialmente previsto – na maioria dos casos, nas primeiras semanas do próximo mês de março, salvo algumas exceções.

Resta-nos reafirmar que esta coordenação lamenta profundamente o ocorrido, assim como os eventuais prejuízos, transtornos e frustrações causados aos candidatos selecionados. Durante os últimos dois meses, mantivemos um intenso e construtivo diálogo com a Diretoria de Educação à Distância da CAPES (DED/CAPES) na tentativa de reverter a decisão de adiamento, o que obviamente não foi possível. Todos estão suficientemente informados das severas restrições impostas ao sistema de financiamento do ensino superior público federal. Os programas PROEB, não obstante a sua evidente relevância social e cultural, não foram preservados pela racionalidade orçamentária que hoje preside as políticas públicas nacionais. 

Apelamos a todas e a todos que, além de manterem-se atentos às futuras comunicações das coordenações locais, de modo algum desistam do sonho, da convicção e da determinação que lhes fizeram buscar e alcançar a tão almejada vaga no PROF-FILO. Mais do que uma conquista para cada um de nós, o PROF-FILO é uma conquista da educação básica pública brasileira, dos seus docentes e dos seus estudantes. Precisamos transformar esse revés momentâneo num impulso para realizar uma significativa expansão do número de instituições associadas ao PROF-FILO, como condição para ampliar sua presença nas salas de aula e no cotidiano das escolas onde se ensina e se aprende Filosofia no nosso País.

Curitiba, 18 de fevereiro de 2020

Coordenação Nacional

PROF-FILO – Mestrado Profissional em Filosofia



Atualizado por: Erivânia Maria de Medeiros em 31/03/2020 (Setor para Contato: C.A. CAICÓ - Departamento de Filosofia )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Avançado de Caicó, Rua André Sales, 667 – Paulo XI - Caicó/RN - Mossoró/RN | 59300-000 | proffilo@mestrado.uern.br | (84) 3421-6513
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^