Avisos e Notícias



Agenda PROF-FILO em movimento - Edição 2022

Caicó, 12 de maio de 2022.

A Coordenação Local do Mestrado Profissional em Filosofia, Núcleo Uern, tem a honra de convida-los(as) à participarem da primeira atividade da Agenda PROF-FILO em movimento - Edição 2022. Em nosso primeiro encontro teremos o Painel I com o tema "Filosofia e existência: discussão sobre escolha profissonal no Ensino Médio" que terá como plaestrate a Profa. Ma. Roseane Idalino (SEEC/RN), sob a mediação da Profa. Dra. Rouseane Paula (PROF-FILO/UERN). O Painel será realizado no dia 24 de maio de 2022, às 19 horas, pela Plataforma Google Meet.

"Abordar aspectos conceituais que envolvem a escolha profissional: missão, vocação e escolha profissional. Promover a reflexão à luz da Filosofia sobre o protagonismo da juventude do ensino médio, através dos itinerários formativos. No processo de construção do conhecimento, através da curiosidade, e do autoconhecimento, através do pensamento reflexivo, a arte de filosofar, se faz indispensável, através por exemplo, do diálogo socrático. 
A arte da filosofia não consiste apenas na habilidade de indagar, mas também na capacidade de escuta do outro, de partilha da palavra. Para que o protagonismo juvenil seja alicerçado no conhecimento do EU, e no reconhecimento do Outro, nas formas de enfrentamento das tensões e conflitos, na possibilidade de conciliação e na formulação de propostas de soluções (BNCC, p.125, 2017). A competência Trabalho e projeto de vida tem o especial papel de desenvolver as dimensões pessoal, social e profissional com esse público."

As inscrições estarão abertas no período de 16 a 22/05, através do link: https://doity.com.br/proffilo-em-movimento-2022


Resultado Final - seleção para aluno(a) especial 2022.1

Caicó, 11 de abril de 2022.

A Coordenação do Mestrado Profissional em Filosofia, Núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) torna público o edital  de resultado final da seleção para aluno(a) especial, semestre 2022.1.

EDITAL DE RESULTADO FINA


Seleção para aluno(a) especial 2022.1

Caicó, 21 de março de 2022.

A Coordenação do Mestrado Profissional em Filosofia, Núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) torna público o edital de seleção de aluno(a) especial para ingresso em 2022.1.
Podem se inscrever no processo seletivo professores(as) que lecionam a disciplina de Filosofia na Educação Básica ou alunos(as) matriculados(as) em cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Filosofia ou áreas afins aprovados pela CAPES.

As inscrições seguem abertas de 21/03 a 04/04/2022, no Sigaa/UERN: https://cutt.ly/alunoespecial 

VEJA AQUI EDITAL COMPLETO

ANEXO I - CARTA DE INTENÇÃO 


Resultado - Concessão de Bolsas de Estudos - Turma 2022

Caicó, 08 de março de 2022.

A Coordenaçao Nacional do Mestrado Profissional em Filosofia publicou resultado do Edital de concessão de bolsas de estudos para a turma 2022/2024.

VEJA AQUI o Resultado do Núcleo UERN. 

A Coordenação nacional do Programa recomenda a familiarização com os documentos de Portarias, legislação e regulamentos

Mais informações: http://www.humanas.ufpr.br/portal/prof-filo/noticias/resultado-do-edital-no-001-2020-de-inscricao-para-bolsas-2/ 


Processo Seletivo para Concessão de Bolsas - Turma 2022

Caicó, 18 de fevereiro de 2022.

A Coordenação Nacional do PROF-FILO torna público o Edital que rege a concessão de bolsas para os alunos ingressantes na Turma 2022-2024, cujas aulas têm início previsto para as aulas em fevereiro e março/2022.

Edital nº 002/2022 – PROF-FILO
Anexo I – Declaração de exercício da docência em Filosofia, que deverá ser assinada pela direção da escola
Portaria nº 61 de 22 de março de 2017 da CAPES que estabelece regras para concessão de bolsas nos mestrados profissionais 
Formulário de inscrição (a ser preenchido conforme o Edital nº 002/2022 – PROF-FILO)

Ressaltamos que o referido Edital se destina exclusivamente aos aprovados no Processo Seletivo Turma 2022-2024 que se enquadram no termos da Portaria nº 61 de 22 de março de 2017.


Divulgação do livro "Teoria do Conhecimento e Educação em Jean-Jacques Rousseau"

Caicó, 17 de fevereiro de 2022.

Com grande alegria divulgamos o livro do professor Dr. Manoel Jarbas Vasconcelos Carvalho intitulado "Teoria do Conhecimento e Educação em Jean-Jacques Rousseau".

A obra é uma parceria entre a Editora UERN e a Editora Fi  e tem o apoio intitucional do Prof-Filo, Núcleo Uern.

O objetivo do livro, em questão, é compreender a origem e o desenvolvimento da teoria do conhecimento de Rousseau, para, em seguida, entender como ele formulou suas teorias sobre educação, principalmente no Emílio.
Segue o link para open acess free https://www.editorafi.org/397rousseau

Aula Inaugural 2022.1 - Prof-Filo/UERN

Caicó, 04 de fevereiro de 2022.

A Coordenação Local do Mestrado Profissional em Filosofia, Núcleo Uern, tem a honra de convida-los(as) à participarem da Aula Inaugural da Turma 2022, a se realizar no dia 09 de fevereiro de 2022, às 19 horas, pela plataforma Google Meet . Como professor convidado teremos o Me. Gildimar Guilherme (SEDUC/AL) que abordará a temática “Formação, experiência e pesquisa no ensino de filosofia

O tema “Formação, experiência e pesquisa no ensino de filosofia”, buscará abordar, em diálogo com os/as presentes, a dimensão da experiência no contexto e perspectiva da formação profissional pelo viés da pesquisa no cenário do exercício do ensino de filosofia na educação básica.  Assim torna-se “[...] importante compreendermos o que é experiência e quando ela nos toca e nos acontece, para que possamos compreender a escrita e a experiência de estar-no-mundo como sujeitos responsáveis pela invenção da vida e do mundo da vida, diante das experiências plurais, considerando que o sujeito vive ao seu modo a experiência de mundo, inventando a si e aos outros através das experiências coletivas, dentre elas a experiência do filosofar e escrever a vida na escola e nos demais espaços sociais. [...] a experiência – como algo que nos toca, que nos acontece – [...] a experiência filosófica sobre a escrita da vida e como o filosofar na escola possibilita ao aluno pensar e escrever a vida e o mundo da vida. [...] nos permitimos pensar o ofício do ser professor e a sala de aula como lugar de trabalho, como um dentre tantos espaços possíveis para escrevermos ou para começarmos a escrita da vida.” (SILVA, 2020, p. 6).


Agenda Prof-Filo em movimento - Oficina III

"Formação, ensino e aprendizagem na perspectiva da Educação Inclusiva" 

Caicó, 07 de dezembro de 2021.

Abertas as inscrições para a última atividade da Edição 2021 da Agenda Prof-Filo em movimento, na qual teremos a Oficina III com o temática "Formação, ensino e aprendizagem na perspectiva da Educação Inclusivaque terá como ministrantes as professoras Dra. Francileide Almeida (DEDUC/UFRN) e Esp. Maria Geane Ferreira (DFI/UERN), sob a mediação do professor Francisco Nobre Neto (SEEC/RN / Prof-Filo/UERN) e da Psicopedagoga Maria de Fátima Lopes (CAC/UERN). A oficina será realizada no dia 14/12/2021, a partir das 19 horas, através da plataforma Google Meet

Com o tema “Formação, ensinar e aprender na perspectiva da inclusão social”, discutiremos: abordagens teórico-práticas, aspectos históricos, legais e conceituais relativos à educação inclusiva no país; as modalidades de educação especial enquanto complemento ou suplemento no processo de inclusão escolar das pessoas com necessidades específicas; a formação docente; o ensino e a aprendizagem na perspectiva histórico-cultural desses pares; a socialização e análise de casos e experiências vivenciadas no contexto da educação inclusiva. O zelo e o olhar cuidadoso com a temática referenciam o caminho de uma educação que contempla o desenvolvimento do indivíduo na sua integralidade.

As inscrições encontram-se abertas até o dia 13/12, no link: https://doity.com.br/proffilo-em-movimento


Agenda Prof-Filo em movimento - Painel III

"Filosofia como autoeducação: apontamentos para um projeto de vida contra a barbárie" 

Caicó, 08 de novembro de 2021.

Estão abertas as inscrições para o III Painel da Agenda Prof-Filo em movimento, com o tema "Filosofia como autoeducação: apontamentos para um projeto de vida contra a barbárie" que terá como expositores os professores Me. Joabe Tavares (SEECT/PB), Me. Rodolfo Medeiros (IFRN) e Mestrando Márcio Pontes (CEIS/Caicó / Prof-Filo/UERN), sob a mediação do Prof. Dr. Galileu Souza (Prof-Filo/UERN). O painel será realizado no dia 23/11/2021, a partir das 19 horas, na plataforma Google Meet. 

Como diz George Gusdorf, em “Professores para quê?”: “A aquisição do saber corresponde, para cada um, a uma busca do [próprio] ser”. Assim, a missão de todo ensino diz respeito à consumação de uma personalidade humana (Maurice Blondel), integrada no seu tempo com os outros e o seu ambiente, por meio de produções culturais essenciais ou ideias vitais (Ortega y Gasset). O cultivo dessas ideias permite a construção de respostas adequadas aos desafios de cada tempo, criando um ambiente espiritual saudável e que contrasta com a pneumopatologia (Eric Voegelin), a barbárie (Ortega y Gasset) e o totalitarismo (Hannah Arendt). Tendo como base pesquisas realizadas em torno da filosofia de pensadores como Maurice Blondel, George Gusdorf, Ortega y Gasset, Eric Voegelin e Hannah Arendt, o painel pretende promover um diálogo em torno de perguntas e experiências filosóficas exercitadas no ensino básico, voltadas à preocupação com a “formação da própria personalidade” como projeto de vida.

As inscrições encontram-se abertas até o dia 21/11, no link: https://doity.com.br/proffilo-em-movimento


Resultado Final do Credenciamento de Docentes - Prof-Filo(2021-2024)

Caicó, 04 de novembro de 2021.

A Coordenação do Mestrado Profissional em Filosofia – Prof-Filo, Núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, no uso de suas atribuições legais, considerando as exigências do Documento de Área da Filosofia (Capes), da Resolução N.º 006/2020 – Consepe/Uern, do Regulamento do Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO e da Instrução Normativa-SEI Nº 4, de 08/07/2021, após emissão de parecer da Comissão de Autoavaliação do Prof-Filo/Uern, apreciado e homologado pelo Colegiado local em reunião realizada em 04 de novembro de 2021, torna público o Resultado final do processo de credenciamento de docentes ao programa para o quadriênio 2021-2024.

VEJA AQUI O EDITAL DE RESULTADO FINAL


Homologação das inscrições – Processo Seletivo Turma 2022-2024

Caicó, 29 de outubro de 2021.

A homologação consiste na análise dos documentos anexados pelos candidatos no ato da inscrição:

Inscrições homologadas 

Inscrições NÃO homologadas

Relação definitiva das inscrições homologadas (04/11/2021)

Observações:
1) Candidato/a, verifique se o núcleo selecionado está correto. Em caso de equívoco, entre em contato com  prof.filo.ufpr@gmail.com e solicite a correção;
2) Inscrições não homologadas podem ter as pendências sanadas até 03/11/2021, com o envio dos documentos corretos para prof.filo.ufpr@gmail.com, informando os seguintes dados do/a candidato/a: nome completo, CPF e o núcleo para o qual pretende concorrer.


Resultado Parcial - Credenciamento de Docentes - Prof-Filo(2021-2024)

Caicó, 25 de outubro de 2021.

A Comissão de Autoavaliação e a Coordenação do Mestrado Profissional em Filosofia – Prof-Filo, Núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, no uso de suas atribuições legais, considerando as exigências do Documento de Área da Filosofia (Capes), da Resolução N.º 006/2020 – Consepe/Uern, do Regulamento do Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO e da Instrução Normativa-SEI Nº 4, de 08/07/2021, após análise de documentação recebida, torna público o Resultado Parcial do processo para credenciamento de docentes ao programa.

Clique aqui e veja o Edital.


Agenda PROF-FILO em movimento 

Conversatório II "Ensino de Filosofia: tempo de pensamento - (trans) formações, igualdade e emancipação?"

Caicó, 08 de outubro de 2021.

O Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisa entre Filosofias e Educação - NEEPFE/PROF-FILO/UERN anuncia que estão abertas as inscrições para o II Conversatório da Agenda Prof-Filo em movimento, com o tema " Ensino de Filosofia: tempo de pensamento - (trans) formações, igualdade e emancipação?" que terá como debatedores os professores/a Dr. Marcelo Guimaães (UNIRIO/RJ) e a Ma. Simey Furtado (UFMA), sob a mediação do Prof. Dr. José Texeira Neto e Prof. Me. Suédson Relva Nogueira (SEEC/RN). O conversatório ocorrerá no dia 19/10/2021, das 19h às 22h, através da plataforma Google Meet.

Ensino de Filosofia: tempo de pensamento – (trans) formações, igualdade e emancipação?

  • Qual o sentido de ensinar filosofia nas escolas?
  • O que é o tempo de pensamento na escola?
  • Que formação a filosofia pode oferecer na escola?
  • Que TRANS formações envolvem a presença da filosofia na escola?
  • Como o ensino de filosofia se relaciona com igualdade e emancipação?

Essas perguntas, formuladas a partir do título, serão abordadas, ao menos em parte, recorrendo a um autor como Jacques Rancière, que oferece subsídios para pensar a questão da igualdade e da emancipação. Além disso, também será tema desse conversatório a questão da formação filosófica na escola e da formação de professores.

Inscrições de 08 a 17/10/2021 no link: https://doity.com.br/proffilo-em-movimento




III Encontro Nacional do Mestrado Profissional em Filosofia - ENPROF-FILO

Caicó, 08 de outubro de 2021.

Vem aí o III ENPROF-FILO que ocorrerá no período de 07 a 10 de dezembro de 2021.

Com apresentação de trabalhos, on-line, de estudantes e egressas/os do PROF-FILO.

LANÇAMENTO DA CHAMADA PARA INSCRIÇÕES: DIA 11/10, no site do PROF-FILO Nacional:

http://www.humanas.ufpr.br/portal/prof-filo/


Edital RETIFICADO - Processo seletivo  Turma 2022-2024 

Caicó, 06 de outubro de 2021.

A retificação trata das arguições online, da prorrogação do prazo de inscrição e da supressão da etapa da prova escrita.

Para consultar a retificação, clique neste link: http://www.humanas.ufpr.br/portal/prof-filo/files/2021/10/EDITAL-Turma-2022-2024-PROF-FILO_RETIFICADO.pdf


Seleção para ingresso ao PROF-FILO (2022) tem inscrições prorrogadas

Caicó, 29 de setembro de 2021.

As inscrições para a Turma 2022-2024 foram prorrogadas até 25/10/2021. São 199 vagas em 16 universidades públicas de todas as regiões do país. Para o Núcleo UERN, estão sendo ofertadas 12 vagas.

A Coordenação do PROF-FILO recomenda a leitura prévia do Edital nº 001/2021 – PROF-FILO – Processo Seletivo Turma 2022-2024 (disponível em https://bit.ly/Edital-Turma-2022-2024) para que a inscrição seja realizada de acordo com as regras estabelecidas.

Ficha de inscrição no link: https://bityli.com/XPm8Ihttps://bityli.com/XPm8I 

Anexo I – Declaração de exercício da docência em Filosofia, que deverá ser assinada pela direção da escola. (Disponível em: https://bit.ly/AnexoI-PROF-FILO)  

Agenda PROF-FILO em movimento 

Oficina II "Laboratório de Ensino de Filosofia: experiências de ensinar e aprender"

Caicó, 20 de setembro de 2021.

Estão abertas as inscrições para a Oficina II da Agenda Prof-Filo em movimento, com o tema "Laboratório de Ensino de Filosofia: experiências de ensinar e aprender" que terá como ministrante a Profa. Dra. Shirlene Mafra (PROF-FILO/UERN) e o Prof. Me. Gilliard Santos (SEEC/RN / CDS/Caicó), sob a mediação do Prof. mestrando Antônio Adailton e da Profa. Ma. Asenate Saraiva. A oficina será realizada nos dias 30/09 e 01/10/2021, das 14h às 17h

"A oficina de Laboratório de Ensino de Filosofia: experiências de ensinar e aprender, tem como objetivo dialogar, ensaiar, criar condições para o Ensino de Filosofia sob as perspectivas teórico-práticas do fazer enquanto espaço laboratorial, artesanal, isto é, como um campo de experimentação do pensamento e de produção filosófica. Volta-se tanto para o aprofundamento teórico-prático de temas e problemas filosóficos como para a análise crítica e/ou criação de (novas) práticas. Traremos à tona possibilidades de estudo de temas, problemas e períodos históricos da Filosofia; exame e desenvolvimento de novas técnicas de ensino, materiais didáticos, utilização de mídias educacionais, metodologias ativas, programas de ensino e planos de aula de Filosofia, projetos e atividades interdisciplinares."

Inscrições até 27/09, no link: https://doity.com.br/proffilo-em-movimento



Resultado Final do Recredenciamento de Docentes - Prof-Filo(2021-2024)

Caicó, 17 de setembro de 2021.

A Coordenação do Mestrado Profissional em Filosofia – Prof-Filo, Núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, no uso de suas atribuições legais, considerando as exigências do Documento de Área da Filosofia (Capes), da Resolução N.º 006/2020 – Consepe/Uern, do Regulamento do Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO e da Instrução Normativa-SEI Nº 4, de 08/07/2021, após emissão de parecer da Comissão de Autoavaliação do Prof-Filo/Uern, apreciado e homologado pelo Colegiado local em reunião realizada em 17 de setembro de 2021, torna público o Resultado final do processo de recredenciamento de docentes ao programa para o quadriênio 2021-2024.

EDITAL DE RESULTADO FINAL


Resultado Parcial - Recredenciamento de Docentes - Prof-Filo(2021-2024)

Caicó, 10 de setembro de 2021.

A Comissão de Autoavaliação e a Coordenação do Mestrado Profissional em Filosofia – Prof-Filo, Núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, no uso de suas atribuições legais, considerando as exigências do Documento de Área da Filosofia (Capes), da Resolução N.º 006/2020 – Consepe/Uern, do Regulamento do Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO e da Instrução Normativa-SEI Nº 4, de 08/07/2021, após análise de documentação recebida, torna público o Resultado Parcial do processo de recredenciamento de docentes ao programa.

VEJA EDITAL AQUI


Oficina de Elaboração de Projetos de Pesquisa em Ensino de Filosofia

Caicó, 16 de agosto de 2021.

O Mestrado Profissional em Filosofia, Núcleo UERN/Caicó, anuncia a realização da Oficina de Elaboração de Projetos de Pesquisa voltados para o Ensino de Filosofia, dias 01 e 02 de setembro de 2021. O objetivo da Oficina é possibilitar uma instância de reflexão e construção de Projetos de Pesquisa de Pós-graduação em Ensino de Filosofia. Pretende-se oferecer um espaço da própria prática e do exercício filosófico.

O público-alvo da Oficina são estudantes de pós-graduação e professores de Filosofia que desejam articular seus projetos de pesquisa com os requisitos da investigação científica neste campo. As atividades serão online e desenvolvidas via Webex Meetings.

Inscrições no link: https://doity.com.br/proffilo-em-movimento


Processo Seletivo Turma 2022-2024

Caicó, 11 de agosto de 2021.

Turma 2022-2024: inscrições para o processo seletivo do PROF-FILO, para a turma com início em 2022.

São 199 vagas em 16 universidades públicas de todas as regiões do país

Inscrições: 16/08 – 27/09/2021
Ficha de inscrição: https://bityli.com/XPm8I

A Coordenação do PROF-FILO recomenda a leitura prévia do Edital nº 001/2021 – PROF-FILO – Processo Seletivo Turma 2022-2024 para que a inscrição seja realizada de acordo com as regras estabelecidas.


Edital de Credenciamento de novos docentes ao Prof-Filo/UERN (2021-2024)

Caicó, 10 de agosto de 2021.

A Coordenação do Mestrado Profissional em Filosofia – Prof-Filo, Núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, no uso de suas atribuições legais, considerando as exigências do Documento de Área da Filosofia (Capes), da Resolução N.º 006/2020 – Consepe/Uern, do Regulamento do Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO e das Normas para credenciamento e recredenciamento de docentes aprovadas pelo Colegiado Local do Núcleo, torna público o Edital para o processo de credenciamento de novos(as) docentes ao programa.

A solicitação por parte dos(as) docentes interessados(as) ao credenciamento nas categorias de permanente ou colaborador(a) ocorrerá no período de 06 de setembro a 11 de outubro de 2021, com envio da documentação, em formato PDF, para o e-mail: proffilo@uern.br

Edital 007/2021-PROF-FILO/UERN

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA

ANEXO II - PLANO DE TRABALHO


Agenda PROF-FILO em movimento 

Minicurso "A pedagogia do conceito: articulações ao ensino de Filosofia"

Caicó, 10 de agosto de 2021.

Seguindo com as atividades da Agenda Prof-Filo em movimento (2021), o Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisa entre Filosofias e Educação - NEEPFE/PROF-FILO/UERN informa que a partir do dia 16/08 estarão abertas as incrições para o minicurso A pedagogia do conceito; articulações ao ensino de Filosofia,  que terá como ministrante o Prof. Dr. Flávio Carvalho/PROF-FILO/UFCG, sob a mediação do Prof. Dr. Marcos Zuben e Prof. Aldo Azevedo Júnior. O evento será realizado nos dias 16 e 23 de setembro de 2021, das 15h às 17h30. 

"Pensar, filosofar e ensinar a filosofar carregam diversas significações, movimentos e implicações e, igualmente, manifestam diversos modos de dizer, de fazer e de criar. Admitindo esta diversidade, o minicurso “A Pedagogia do Conceito: articulações ao ensino de Filosofia” se coloca com uma fala possível sobre pensar, filosofar e ensinar a filosofar. A proposta do minicurso desenvolve-se a partir da fala dos filósofos Gilles Deleuze e Felix Guattari, notadamente, em sua obra conjunta “O que é a Filosofia?” em cujas páginas reconhece-se a Filosofia como arte de inventar conceitos, e nas quais também inquieta certa menção a uma pedagogia do conceito. Neste sentido, o minicurso pretende oportunizar um tempo e um espaço para, coletivamente, pensar e discutir a experiência do pensamento em aulas de Filosofia, assumindo o desafio (e o risco) de oportunizar heterocronias e heterotopias de falares, dizeres e pensares. Vamos, então, estudar, juntas, juntos e juntes sobre o que significa pensar, filosofar e ensinar a filosofar."

Inscrições de 16/08 a 13/09 no link: https://doity.com.br/proffilo-em-movimento


Edital para Recredenciamento de Docentes - Prof-Filo(2021-2024)

Caicó, 30 de julho de 2021.

A Coordenação do Mestrado Profissional em Filosofia – Prof-Filo, Núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN, no uso de suas atribuições legais, considerando as exigências do Documento de Área da Filosofia (Capes), da Resolução N.º 006/2020 – Consepe/Uern, do Regulamento do Mestrado Profissional em Filosofia – PROF-FILO e da Instrução Normativa-SEI Nº 4, de 08/07/2021, torna público o presente Edital para o processo de recredenciamento de docentes ao programa.

As inscrições deverão serão realizadas de 02 a 30 de agosto de 2021, a documentação exigida deverá ser enviada para o email: proffilo@uern.br 

Confira aqui EDITAL 006/2021-PROF-FILO/UERN

ANEXO I - PROJETO DE PESQUISA

ANEXO II - PLANO DE TRABALHO


Resultado para aluno(a) especial – 2021.2

Caicó, 28 de julho de 2021.

No âmbito de suas atribuições, a Coordenação do Mestrado Profissional em Filosofia, Núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), divulga resultado da seleção de aluno(a) especial para ingresso em 2021.2

CLIQUE AQUI E VEJA O RESULTADO PARCIAL

RESULTADO DE RECURSOS

RESULTADO FINAL

 


Agenda PROF-FILO em Movimento 

Painel II "Filosofias e infâncias: experiências de pensamento na educação básica"

Caicó, 18 de junho de 2021.

O Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisa entre Filosofias e Educação - NEEPFE/PROF-FILO/UERN informa que já encontram-se abertas as inscrições de mais uma atividade da Agenda PROF-FILO em movimento, agora o Painel II sobre o tema Filosofias e infâncias: experiências de pensamento na educação básica, que tem como professoras convidadas Dra. Vanise Cássia Cunha/NEFI/UERJ e Doutoranda Edna Olímpia/NEFI/UERJ; sob a mediação da Ma. Gizolene Cantalice/GPEAEB/CNPq e da Mestranda Rosana Lopes/Prof-Filo/UERN. O evento será realizado dia 13 de julho de 2021, a partir das 19horas.

A história da infância está ligada à negação, à falta. Ou, noutra perspectiva, ao que ainda não é – um vir a ser – na visão do ideal do adulto historicamente concebido. Diferentemente, dessa dimensão histórica, a filosofia para/com crianças em espaços escolares tem afirmado e potencializado relações entre filosofias e infâncias. Desse modo, o II Painel da “Agenda Prof-filo em movimento”, traz o Tema: Filosofias e infâncias: experiências de pensamento na educação básica, e convida para, através do diálogo entre realidades diversas, questionar: O que podemos pensar e fazer a partir das possibilidades inventadas na relação entre filosofias e infâncias? Assim, afirmamos que: “[...] crianças e adultos têm o potencial para compartilharem experiências de pensamento, aprender a escuta, o respeito, vivenciar a atenção de si e do outro, examinar seus argumentos, pensar coisas nunca pensadas, perceber individual e coletivamente outras maneiras de ser e pensar sobre si mesmas e sobre o mundo.” (CIRINO, 2016, p. 64).

As vagas são limitadas e podem se esgotar antes do prazo final das inscrições.

Inscrições até o dia 12/07 no link >> https://doity.com.br/proffilo-em-movimento <<



Edital de seleção para aluno(a) especial – 2021.2

Caicó, 18 de junho de 2021.

A Coordenação do Mestrado Profissional em Filosofia, Núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) torna público o edital de seleção de aluno(a) especial para ingresso em 2021.2

As inscrições serão realizadas, exclusivamente via internet, no Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas – SIGAA, no período de 05 a 16/07/2021, através do link https:cutt.ly/alunoespecial

Podem se inscrever na seleção professores(as) que lecionam a disciplina de Filosofia na Educação Básica ou alunos(as) matriculados(as) em cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Filosofia ou áreas afins aprovados pela CAPES.

As disciplinas que ofertam vagas são as seguintes:

- Elaboração de Material Didático - Prof. Dr. Antônio Júlio Garcia Freire

- Filosofia na Sala de Aula - Profa. Dra. Maria José da Conceição Souza Vidal 

- Tópicos específicos de Filosofia e o seu ensino  - Prof. Dr. Francisco Ramos Neves 

VEJA AQUI O EDITAL 

FORMULÁRIO DE CARTA DE INTENÇÃO



Agenda PROF-FILO em Movimento 

Conversatório "Olimpíadas de Filosofia: o que é isso?"

Caicó, 28 de abril de 2021.

O Núcleo de Estudos, Extensão e Pesquisa entre Filosofias e Educação - NEEPFE/PROF-FILO/UERN estará realizando mais uma atividade da Agenda PROF-FILO em Movimento, agora com Conversatório sobre o tema Olimpíadas de Filosofia: o que é isso?  a se realizar no dia 18 de maio de 2021. 

A realização de olímpiadas na história remetem à competição, desafios, rivalidade em vista do “[...] ideal olímpico grego remeta à máxima homérica “ser sempre o melhor”, que exprime o espírito competitivo dos helenos, a competitividade favorecia um ideal democrático no sentido em que derivava basicamente da concepção de que todo ser humano possui a capacidade de se defrontar com seu semelhante e mostrar sua excelência.” (FERRAZ, 2020, p. 43). Diferentemente dessa tradição, a proposta de olímpiadas de filosofia se insere em uma outra lógica, a da colaboração, do pensar junto, de fazer a palavra circular na roda dos saberes. Nessa perspectiva, o tema dessa conversa  Olimpíadas de Filosofia: o que é isso? O conversatório aponta para a possibilidade de trazer à tona realidades múltiplas, memórias, outras vozes, experiências teóricas e práticas entre filosofia e educação, nesse caso, em relação a colocar na roda as diversas experiências com/em Olímpiadas de Filosofia vivenciadas por docentes, discentes, egressos/as e convidados/as, no Brasil e no mundo.

As vagas são limitadas e podem se esgotar antes do prazo final das inscrições.

Inscrições a partir dia 30/04 no link >> https://doity.com.br/proffilo-em-movimento <<

 


Agenda PROF-FILO em Movimento 

Minicurso "Corpos no feminismo: considerações acerca da corporalidade através da filosofia e teoria feminista

Caicó, 05 de abril de 2021.

Na filosofia e teoria social clássicas, o corpo e o intelecto são contrapostos e articulados num binário artificial e reducionista. Tradicionalmente, neste binário, a razão é privilegiada em relação ao corpo, que tem de ser silenciado, obscurecido, diminuído. A corporalidade está, representacionalmente, ligada à Mulher, ao feminino, que se tornou assim o que tem de ser controlado, subjugado e oprimido. Desta forma a principal motivação neste curso será o questionamento de como é que estas representações surgem e como são desconstruídas na filosofia e teoria feminista. Para tal, teremos de abordar questões relacionadas com a corporalidade, sexo e género, contextualizando o corpo da Mulher. Um corpo com género sugere que género é um processo e assim, temos de desarticular o binário Corpo-Razão mapeado no binário Mulher-Homem, para podermos apreender e concetualizar outros corpos, como corporalidades Queer e Trans. Desta forma examinaremos as diversas formas de como o corpo com género tem sido compreendido, concetualizado, produzido e reproduzido em discursos hegemónicos na filosofia, assim como nas ciências e artes. Também é imperativo questionarmo-nos como é que diferentes corpos são articulados nestes discursos, nomeadamente corpos negros e corpos com deficiências. Logo este curso destina-se a todas as alunas e alunos que pretendam explorar questões relacionadas com a corporalidade como produtora de significações sociais e políticas assim como de desigualdades sociais.

Para maiores informações e inscrições, acesse:

https://doity.com.br/proffilo-em-movimento


Agenda PROF-FILO em Movimento 

Oficina: A Gamificação no Ensino de Filosofia

Caicó, 23 de março de 2021.

A Agenda PROF-FILO segue com a Oficina A Gamificação no Ensino de Filosofia, nos dias 30 de março e 06 de abril.
A Oficina tem por objetivo oferecer uma abordagem prática sobre gamificação no Ensino de Filosofia através dos jogos de aventura em texto ( Text Adventures ). Serão utilizadas ferramentas simples de construção de jogos, como o software Twine. A Oficina será um espaço de aprendizagem aberta e dinâmica, que pretende possibilitar a invenção, a troca de experiências e a construção de conhecimentos.

São pré-requisitos para participar:

- Os participantes devem ter o software Twine já instalado em seu computador (você pode baixar em https://twinery.org/);
- Domínio das operações básicas com a manipulação de arquivos em computador e dos aplicativos MS Word e PowerPoint ou LibreOffice.


Para maiores informações e inscrições, acesse:

https://doity.com.br/proffilo-em-movimento


"Agenda PROF-FILO em Movimento"

Caicó, 18 de fevereiro de 2021.
O Mestrado Profissional em Filosofia, PROF-FILO/UERN e o Núcleo de  Estudos e Pesquisas entre Filosofias e Educação – NEPFE, lançam a ação extensionista denominada "Agenda PROF-FILO em Movimento", que tem como objetivo proporcionar espaços de interlocução de saberes e experiências entre filosofia e educação envolvendo ensino, pesquisa e extensão em contexto de cursos de graduação, pós-graduação, profissionais e comunidade em geral.
As ações serão realizadas na modalidade remota, utilizando-se de mídias digitais que possibilitem a interação, mediação e intervenção entre os/as
participantes, através de painéis, oficinas, minicursos e conversatórios.
No próximo dia 23/02 será realizado o Painel I com o tema "A invisibilidade da mulher na filosofia: desafios, perspectivas e militância
Confira toda a programação para este semestre AQUI

selecao


Resultado do Edital de seleção para aluno especial – 2021.1

No âmbito de suas atribuições, a Coordenação do Mestrado Profissional em Filosofia, Núcleo da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), após análise de documentos, divulga resultado da seleção de aluno(a) especial para ingresso em 2021.1, na disciplina Pesquisa em Filosofia e o seu Ensino

CLIQUE AQUI e veja o resultado

 


COMUNICADO

A Coordenação do Mestrado Profissional em Filosofia - PROF-FILO, Núcleo UERN comunica que, em virtude do Decreto Estadual 29.512 e da Portaria 346/2020-GP/FUERN sobre as medidas de proteção e enfrentamento da pandemia (Covid-19), o atendimento ao público externo e interno se dará somente através do email: proffilo@uern.br

covid


NOTA AOS CANDIDATOS SELECIONADOS PARA INGRESSO NO PROF-FILO EM 2020 (EDITAL PROF-FILO 01/2019)

A coordenação nacional do PROF-FILO – Mestrado Profissional em Filosofia, um dos Programas de Mestrado Profissional para Qualificação de Professores da Rede Pública de Educação Básica (PROEB), mantidos pela CAPES/MEC, comunica-lhes que, apesar dos reiterados esforços realizados até aqui, não obtivemos da CAPES a necessária autorização para iniciar as nossas atividades no próximo mês de março, conforme estava inicialmente previsto no cronograma do processo seletivo convocado pelo Edital PROF-FILO 01/2019.

As aulas e todas demais atividades acadêmicas voltadas ao cumprimento de créditos no PROF-FILO terão início apenas a partir do dia 03 agosto de 2020, seguindo o calendário próprio a cada instituição associada ao programa. Até essa última data, os núcleos poderão programar e convidar os estudantes selecionados para outras atividades de caráter formativo, inclusive permitir que se matriculem de forma isolada em uma ou mais disciplina do programa, a depender da deliberação autônoma de cada colegiado local, com base, entre outros, na regulamentação própria da instituição à qual se vincula. Nenhum núcleo, no entanto, está obrigado realizar quaisquer dessas atividades seja por orientação seja norma geral estabelecida pela coordenação nacional do PROF-FILO.

Além disso, com a concordância da CAPES, deliberamos que o presente adiamento não será revertido no próximo ano, de tal modo que o mês de referência para o ingresso de novos estudantes no PROF-FILO passa a ser o mês de agosto, e não mais o mês de março, conforme ocorreu desde 2017. Em decorrência disso, o processo seletivo para ingresso em agosto de 2021 será realizado no primeiro semestre daquele ano, diferentemente dos anos anteriores, quando se realizaram no segundo semestre.

Solicitamos, todavia, a atenção dos estudantes já matriculados no PROF-FILO, pois o presente adiamento não afeta os ingressos em anos anteriores (2019 e, possivelmente, 2018), cujas atividades serão em breve reiniciadas, no prazo inicialmente previsto – na maioria dos casos, nas primeiras semanas do próximo mês de março, salvo algumas exceções.

Resta-nos reafirmar que esta coordenação lamenta profundamente o ocorrido, assim como os eventuais prejuízos, transtornos e frustrações causados aos candidatos selecionados. Durante os últimos dois meses, mantivemos um intenso e construtivo diálogo com a Diretoria de Educação à Distância da CAPES (DED/CAPES) na tentativa de reverter a decisão de adiamento, o que obviamente não foi possível. Todos estão suficientemente informados das severas restrições impostas ao sistema de financiamento do ensino superior público federal. Os programas PROEB, não obstante a sua evidente relevância social e cultural, não foram preservados pela racionalidade orçamentária que hoje preside as políticas públicas nacionais. 

Apelamos a todas e a todos que, além de manterem-se atentos às futuras comunicações das coordenações locais, de modo algum desistam do sonho, da convicção e da determinação que lhes fizeram buscar e alcançar a tão almejada vaga no PROF-FILO. Mais do que uma conquista para cada um de nós, o PROF-FILO é uma conquista da educação básica pública brasileira, dos seus docentes e dos seus estudantes. Precisamos transformar esse revés momentâneo num impulso para realizar uma significativa expansão do número de instituições associadas ao PROF-FILO, como condição para ampliar sua presença nas salas de aula e no cotidiano das escolas onde se ensina e se aprende Filosofia no nosso País.

Curitiba, 18 de fevereiro de 2020

Coordenação Nacional

PROF-FILO – Mestrado Profissional em Filosofia



Atualizado por: Erivânia Maria de Medeiros em 12/05/2022 (Setor para Contato: C.A. CAICÓ - Departamento de Filosofia )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Avançado de Caicó, Rua André Sales, 667 – Paulo XI - Caicó/RN - Mossoró/RN | 59300-000 | proffilo@mestrado.uern.br | (84) 3421-6513
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^