1. FUNDAMENTOS DO ENSINO, CURRÍCULO E POLÍTICAS EDUCACIONAIS
1.1 História da Filosofia: Visões e Revisões
1.2. Formação Docente em Filosofia: Estágio Supervisionado, PIBID, Residência Pedagógica e Atividades de Extensão
1.3. Currículos e Políticas Educacionais
2. PRÁTICAS DE ENSINO DE FILOSOFIA
2.1. Práticas Dialógicas para o Ensino da Filosofia
2.2. Filosofia, Tecnologias, Mídias e Ensino
2.3. Artes e o Ensino de Filosofia
2.4. Leitura, Escrita e Letramento Filosófico
2.5. Ensino de Filosofia, Gênero, Feminismos e Decolonialidade
As pesquisas desenvolvidas neste programa de pós-graduação estão estruturadas em torno de uma determinada intervenção prática, da qual possa resultar processos ou produtos de natureza educacional com potencial de serem implementados em novas situações reais de ensino. A linha “Fundamentos do Ensino, Currículo e Políticas Educacionais” desenvolve pesquisas sobre os aspectos conceituais, curriculares e políticos do ensino de filosofia. Discute as bases filosófico-pedagógicas do ensino filosófico considerando suas dimensões histórica, institucional e social, bem como as bases políticas que fundamentam e orientam as propostas curriculares nacionais e/ou regionais. Contempla estudos sobre: as diferentes concepções de ensino de filosofia, os percursos históricos do ensino filosófico, bases curriculares nacionais e estaduais, as políticas para o ensino e para a formação docente.
O mestrado profissional caracteriza-se por uma intervenção prática, resultando em processo ou produto de natureza educacional a ser implementado em situações reais de ensino. A linha “Práticas de Ensino de Filosofia” desenvolve a investigação teórico-prática dos problemas vinculados às várias dimensões e conteúdos da prática de ensino da Filosofia na Educação Básica. Estão contempladas nesta linha, os estudos e pesquisas que tratam das metodologias pedagógicas e filosóficas, da avaliação, das tecnologias, das mídias, dos jogos, das artes em todas as suas expressões, dos materiais didáticos, da leitura e escrita filosófica, das experiências e dos experimentos e dos laboratórios filosóficos. Discute as questões que perpassam o cotidiano do ambiente escolar em seus múltiplos desdobramentos internos e externos, no espaço formal e informal de aprendizagem. Considera, também, a relação da prática de ensino com as tradicionais áreas de conhecimento da Filosofia, tais como a Ética, Ontologia, Estética, Filosofia Política, Lógica, Teoria do Conhecimento, Filosofia da Linguagem, da Ciência e da Tecnologia.
Atualizado por: Erivânia Maria de Medeiros em 08/02/2023 (Setor para Contato: C.A. CAICÓ - PROFFILO - Mestrado Profissional em Filosofia )