Produção Intelectual


PRODUÇÕES RELEVANTES DE DOCENTES PERMANENTES DO PPGE – QUADRIÊNIO 2017-2020*


LINHA 1


AYLA MARCIA CORDEIRO BIZERRA

OLIVEIRA, A. L.; BIZERRA, A. M. C. Contribuições do Ensino por investigação na construção de conhecimentos conceituais, procedimentais e atitudinais. REVISTA COCAR, v. 14, p. 1 -24, 2020.

OJEDA, M. D. ; BIZERRA, AYLA MÁRCIA CORDEIRO ; DIOS, M. A. Q. ; COLLADOS, D. B. ; HERNANDEZ, M. C. I. . Unidad Didáctica Vigilantes del Aire: Ciencia ciudadana para medir la calidad del aire. 1. ed. A Coruña?: Editorial Q, 2019. v. 1. 72p.

ARAUJO, A. V. N. S.; BIZERRA, AYLA MÁRCIA CORDEIRO; COUTINHO, D. A. M. Smartphones e o ensino de química orgânica: o uso de jogos pode influenciar no aprendizado?. PRINCIPIA, v. 1, p. 192, 2019.

GAMELEIRA, S. T.; BIZERRA, AYLA MÁRCIA CORDEIRO. . Identificação de Conhecimentos prévios através de situações-problema. Educação, Cultura e Sociedade, v. 9, p. 130-147, 2019.

DIANA PAULA DE SOUZA REGO PINTO CARVALHO

OLIVEIRA, Nayane Sibele; FERNANDES, Monique Kerly Maia ; CARVALHO, Diana Paula de Souza Rego Pinto . Educação Ambiental como promotora da saúde: Revisão Integrativa da Literatura. Revista Saúde e Meio Ambiente, v. 10, p. 175-188, 2020.

FERNANDES, Monique Kerly Maia; CARVALHO, Diana Paula de Souza Rego Pinto. Tecnologia educacional na educação ambiental para promoção da saúde: uma revisão integrativa. REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGEM, v. X, p. 24-33, 2020.

SOUSA, Rozane Pereira de ; CARVALHO, Diana Paula de Souza Rego Pinto. Evidências científicas sobre fatores que influenciam na aprendizagem escolar em tempos de pandemia da covid-19. REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGEM, v. 7, p. 50-58, 2020.

EMANUEL NETO ALVES DE OLIVEIRA

CARVALHO, L. E. F.; OLIVEIRA, E.N.A.; BIZERRA, A. M. C. Ensino por investigação em uma perspectiva integrada: uma abordagem para os projetos integradores. REVISTA BRASILEIRA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA, v. 2, p. 1-16, 2018.

CAMPOS, CAZIMIRO; BRITO, ALINE ; OLIVEIRA, EMANUEL ; BIZERRA, AYLA . O discurso discente sobre o professor e as aulas de química: um diálogo com a pedagogia humanista de Paulo Freire. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 4, p. 597-611, 2018.

QUEIROZ DE MEDEIROS, VANESSA PATRÍCIA; SOUSA CAMPOS, CAZIMIRO; ALVES DE OLIVEIRA, EMANUEL NETO. O comportamento alimentar dos estudantes da rede de ensino médio de Pau Dos Ferros/RN: um estudo entre uma escola pública e uma escola privada. EDUCA - REVISTA MULTIDISCIPLINAR EM EDUCAÇÃO, v. 7, p. 165-190, 2020.

CAMPOS, CAZIMIRO DE SOUSA ; OLIVEIRA, EMANUEL NETO ALVES DE ; CEZÁRIO, ANNE FABELLY RAMALHO ; OLIVEIRA, MARIA DA CONCEIÇÃO . O que diz o aluno sobre as aulas experimentais de química: uma análise das suas enunciações. Research, Society and Development, v. 8, p. 4084923, 2019.

FRANCISCO ERNANDES MATOS COSTA 

NUNES, A. O.; COSTA, A. R. L.; NUNES, A. O.; COSTA, F E M ; BARRETO, C. L. Contextualizando a óptica para o ensino fundamental. Exatas Online, v. 10, p. 176-192, 2019.

COSTA, F. E. M. Compreendendo o Universo numa Perspectiva Newtoniana. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 40, p. e2308-2018, 2017.

RIBEIRO, G. O.; NUNES, A. O.; Costa, F. E. M.; SILVA, T. E. V.; ANDRIOLA, W. B. Avaliação da efetividade do ensino em cursos de educação a distância. SUSTINERE: REVISTA DE SAÚDE E EDUCAÇÃO, v. 6, p. 222-238, 2019.

MAIA, F. L. R.; COSTA, F. E M. Energia solar fotovoltaica como temática facilitadora da aprendizagem de física quântica na educação básica. REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGEM, v. 6, p. 110, 2019.

GLAYDSON FRANCISCO BARROS DE OLIVEIRA

SILVA, J. W. C.; AZEVEDO, K. S. ; Oliveira, G. F. B. . Medida da Temperatura de Lâmpadas incandescentes usando o LDR e a placa arduino. A Física na Escola, v. 16, p. 51-56, 2018.

GOMES, N. A.; Oliveira, G. F. B. Uma atividade de campo no santuário do Lima/RN: proposta de atividade de geometria. REVISTA PRÁTICA DOCENTE, v. 5, p. 700-722, 2020.

FREIRE, THALYTA ; OLIVEIRA, GLAYDSON . Uma reflexão sobre o papel do professor na perspectiva do ensino híbrido. EDUCAÇÃO ON-LINE, v. 15, p. 20-34, 2020.

NEGREIROS, S. G. ; Oliveira, G. F. B. . Proposta para o lançamento de foguetes de garrafa PET utilizando uma base automatizada. A Física na Escola, v. 15, p. 63-68, 2017.

MARIA DO SOCORRO DA SILVA BATISTA 

SALES, F. T. A.; Batista, M. S. S. Integração de software de autoria na educação ambiental. 1. ed. Mossoró/RN: EDUERN, 2019.

PAIVA, C. O. L.; BATISTA, M. S. S. Educação integral no Rio Grande do Norte: política, implantação e expansão das escolas em tempo integral (2017-2019). INTERFACES CIENTÍFICAS - EDUCAÇÃO, v. 9, p. 58-70, 2020.

FREIRE, F. O.; BATISTA, M. S. S.; BANDEIRA, F. A. Explorando práticas etnomatemáticas em um ambiente escolar do semiárido brasileiro: o caso dos cisterneiros. REVISTA DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, v. 05, p. 126-150, 2019.

MEDEIROS, J. B.; ANDRADE, C. D. ; BATISTA, M. S. S. Educação ambiental no contexto das novas tecnologias. Revista Querubim, v. 2, p. 29-33, 2020.

OTAVIO PAULINO LAVOR

LAVOR, O. P.; MARTINS, K. M. L. Potencializando o ensino de matemática através de objetos de aprendizagem. e-Mosaicos, v. 9, p. 173-186, 2020.

OLIVEIRA, ANTÔNIO NUNES DE; PINTO, VIVIANE LUTIF; SIQUEIRA, MARCOS CIRINEU AGUIAR; LAVOR, OTÁVIO PAULINO. Avaliação da aprendizagem no ensino de física: o que pensam os envolvidos em duas escolas no norte do Ceará?. REVISTA REAMEC, v. 8, p. 113-134, 2020.

RAMOS, M. S. F.; MOURA, P. S. ; LAVOR, O. P. Educação financeira: Sequência didática com o aplicativo “Minhas Economias”. Revista de Investigação e Divulgação em Educação Matemática, v. 4, p. 1-19, 2020.


LINHA 2


CICERO NILTON MOREIRA DA SILVA 

BEM, G. M. de; SILVA, C. N. M. da. (Re)pensando as veredas da escola: um estudo sobre a prática das professoras nas classes multianos em pau dos ferros (RN). Práxis Educacional, [S. l.], v. 16, n. 43, p. 254-276, 2020.

SILVA, P. T. ; SILVA, Cícero Nilton Moreira da . O Rio Grande do Norte como conteúdo na disciplina de geografia no ensino médio. e-Mosaicos, v. 9, p. 203, 2020.

MAIA, A. P. R.; SILVA, C. N. M. Educação escolar e multiculturalismo: lendo e refletindo realidades sociais na sala de aula. PERSPECTIVAS EM DIÁLOGO: REVISTA DE EDUCAÇÃO E SOCIEDADE, v. 6, p. 200-2016, 2019.

DE BEM, GERALDA MARIA; MOREIRA DA SILVA, CICERO NILTON . Um olhar sobre o ensino nas classes multianos. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 4, p. e5242, 2019.

IVANALDO OLIVEIRA DOS SANTOS FILHO

SANTOS, Ivanaldo; SILVA, R. F. Ensino de filosofia, por temas, à luz da pedagogia histórico-crítica. RECEI - Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar, v. 4, p. 177-194, 2018.

SANTOS, Ivanaldo Oliveira; ARAÚJO, M. J. Interdisciplinaridade e o Ensino Religioso. Paralellus, v. 9, p. 717-735, 2018.

SANTOS, Ivanaldo; BRUNET, P. D. M.; SANTOS, N. F.; SILVA, Raimundo Fábio. O que se espera do professor de sociologia: questões sobre a formação e desafios da prática docente. HOLOS, v. 3, p. 32-39, 2017.

MARIA DA CONCEIÇÃO COSTA 

LINHARES, F. R.; FRANCA, L. B. ; COSTA, Maria da Conceição . Análises dos registros da avaliação da aprendizagem no Ensino Fundamental. PESQUISA E DEBATE EM EDUCAÇÃO, v. 10, p. 1259-1273, 2020.

COSTA, Maria da Conceição; LINHARES, F. R. Repensando a relação teoria e prática docente no cotidiano da Educação Infantil. In: Maria Lúcia Pessoa Sampaio. (Org.). Lugares de pesquisa, memória e internacionalização em dez anos de AINPG/FIPED. 10ed.Pau dos Ferros/RN: AINPGP, 2019, v. , p. 143-149.

COSTA, Maria da Conceição; GONCALVES, M. S. O desenho infantil como instrumento de linguagem para compreensão dos aspectos histórico-culturais dos alunos. PESQUISEDUCA, v. 12, p. 141-156, 2020.

COSTA, Maria da Conceição; LINHARES Francisco Reginaldo; MELO, J. L. I. ; FRANCA, L. B. As TDIC e a leitura literária:uma proposta de uso do aplicativo edpuzzle para a educação infantil. REVASF - REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, v. 10, p. 401-423, 2020.

MARIA DA PAZ CAVALCANTE

FONTENELE, Z. V. ; CAVALCANTE, M. P. . Práticas docentes no ensino de História e Cultura Afro-brasileira e Indígena. EDUCAÇÃO E PESQUISA, v. 46, p. 1-20, 2020.

GÓIS, F. L. ; CAVALCANTE, M. P. . Estudar, aprender e se desenvolver na história: uma possibilidade via elaboração conceitual. Educação e Cultura Contemporânea, v. 15, p. 386-410, 2018.

OLIVEIRA, A. L. ; OLIVEIRA, J. C. P. ; NASSER, M. J. S. ; CAVALCANTE, M. P. . O Jogo Educativo como Recurso Interdisciplinar no Ensino de Química. Química Nova na Escola, v. 40, p. 89-96, 2018.

MACEDO, S. M. F. ; CAVALCANTE, M. P. Desafios do ensinar e do aprender no ensino remoto: o Curso de Pedagogia, do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (PARFOR), em foco. Praxis, v. 12, p. 161-171, 2020.

ROSALVO NOBRE CARNEIRO

NOBRE CARNEIRO, ROSALVO. Aprendizagem de princípios geoéticos universais, competência comunicativa e estágios de desenvolvimento moral. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO EM GEOGRAFIA, v. 10, p. 498-519, 2020.

CARNEIRO, ROSALVO NOBRE. Contemporary challenges of teaching education: communicative competence and universal geoethics principles. REVISTA TERRAE DIDATICA, v. 15, p. 1-11, 2019.

CARNEIRO, ROSALVO NOBRE. Construção da identidade docente no pibid geoetnográfico pela via do agir comunicativo. REVASF - REVISTA DE EDUCAÇÃO DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO VALE DO SÃO FRANCISCO, v. 10, p. 337-373, 2020.

LIMA, JOYCE DE SENA ; CARNEIRO, ROSALVO NOBRE. Colonialismo do saber e suas implicações para a aplicação da lei nº 10.639/2003 nas escolas públicas. CONTEXTO & EDUCAÇÃO, v. 34, p. 42-56, 2019.

SHEYLA MARIA FONTENELE MACEDO 

MACEDO, SHEYLA MARIA FONTENELE. Perspectivas de avaliação da aprendizagem: dos dogmas, rituais e ritos à ética do bom senso. REVISTA DOCENCIA DO ENSINO SUPERIOR, v. 9, p. 1-16, 2019.

MACEDO, Sheyla Maria Fontenele; SANTOS, Simone Cabral Marinho; SILVA, Antonia Bruna. Redes, tessituras e contrapontos: avaliação, aprendizagem e a formação ética profissional docente. REVISTA TEMPOS E ESPAÇOS EM EDUCAÇÃO, v. 12, p. 177, 2019.

SIMONE CABRAL MARINHO DOS SANTOS 

SANTOS, S. C. M.; MEDEIROS, L. V. S.; SOUSA, J. R.; SANTOS, N. F. O respeito à diferença no conto de fadas “A bela e a fera”. HUMANIDADES & INOVAÇÃO. , v.7, p.69 - 82, 2020.

ALMEIDA, F. M. M. G.; SANTOS, S. C. M. ; SILVA, T. K. . Professional knowledge and rural school: reflections on the teachers?voice. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO DO CAMPO, v. 5, p. 1-25, 2020.

XYPAS, C.; SANTOS, S. C. M. Illusio, jogo e êxito escolar de alunos de origem popular: relendo Pierre Bourdieu In: Êxito escolar e ascensão social de pessoas de origem popular. 1 ed.Jundiaí - SP: Paco Editorial, 2019, v.1, p. 161-177.

MORAIS, F. A. M.; SANTOS, S. C. M.; SILVA, G. M. Os saberes interdisciplinares como viés para o ensino das ciências humanas numa perspectiva integradora. Revista Eletrônica Científica Ensino Interdisciplinar. , v.4, p.329 - 342, 2018.


LINHA 3


ALEXANDRO TEIXEIRA GOMES

GOMES, A. T.; RODRIGUES, M. G. S.  A categoria do mediativo: noções básicas. In: GOMES, A. T.; PASSEGGI, L.; RODRIGUES, M. das G. S. (Org.). Análise Textual dos Discursos: perspectivas teóricas e metodológicas. 1ed.Coimbra: Grácio Editor, 2018, v. 1, p. 65-77.

GOMES, ALEXANDRO TEIXEIRA; AQUINO, LUCÉLIO DANTAS DE. A responsabilidade enunciativa no texto jurídico: uma análise dos conectores no gênero discursivo sentença judicial condenatória. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, v. 17, p. 777-791, 2017.

CRIGINA CIBELLE PEREIRA

PEREIRA, Crígina Cibelle; PINHEIRO, JOELMA UCHOA; ROCHA FEITOSA, FRANCISCO ANTONIO . A BNCC no descompasso entre o ideal do currículo formal e interposições do currículo real. DEBATES EM EDUCAÇÃO, v. 11, p. 344, 2019.

SILVA, M. J. F. da ; PEREIRA, Crígina Cibelle . A inserção do texto literário em aulas de e/le. REVISTA ELETRÔNICA CIENTÍFICA ENSINO INTERDISCIPLINAR, v. 3, p. 65-77, 2017.

SOUZA, J. C. M. M.; PEREIRA, Crígina C. O uso das TICs e suas implicações para o ensino de Língua Portuguesa. Diálogo das Letras, v. 9, p. 1, 2020.

PEREIRA, Crígina C.; PINHEIRO, J. U.; BEZERRA, J. J. A experiência da aprendizagem mediada no desenvolvimento da metacognição através dos ciclos de leitura MAISPAIC. REVISTA TRAMA, v. 16, p. 100-111, 2020.

DIANA MARIA LEITE LOPES SALDANHA

CHAGAS, R. P.; SALDANHA, D. M. L. L.; SAMPAIO, M. L. P.  Descobrindo o gosto pela leitura: uma experiência com o projeto “Leitura em família”. Pensares em revista, v. 18, p. 31-51, 2020.

CHAGAS, R. P.; SALDANHA, D. M. L. L.; UCHOA, S. A. O. Projetos de leitura na Escola: o despertar do aluno leitor sob o olhar das professoras alfabetizadoras. REVELLI- Revista de Educação, Língua e Literatura da UEG-Inhumas., v. 12. 2020, p. 1-16, 2020.

FRANCILEIDE BATISTA DE ALMEIDA

DIAS, E. M.; VIEIRA, F. B. A. O processo de aprendizagem de pessoas cegas: um novo olhar para as estratégias utilizadas na leitura e escrita. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 30, p. 175-188, 2017.

CARVALHO, M. M. F.; VIEIRA, F. B. A.; SOUSA, M. S. C. Síndrome de West: caminhos inclusivos à luz da contação de história. REVISTA MAGISTRO, v. 1, p. 149-161, 2017.

JOSE CEZINALDO ROCHA BESSA 

OLIVEIRA, J. A.; BESSA, J. C. R. A constituição dialógica na produção textual do gênero carta do leitor no Ensino Médio. REVISTA EDUCAÇÃO E LINGUAGENS, v. 9, p. 170-193, 2020.

SARMENTO, C. A.; BESSA, J. C. R. Os gêneros discursivos em prática de análise linguística: um estudo de planos de aula do Portal do Professor. INTERFACES DA EDUCAÇÃO, v. 10, p. 104-124, 2019.

ALVES, W. M.; BESSA, J. C. R. As orientações para a escrita e a reescrita de textos em livros didáticos de língua inglesa do ensino fundamental. Calidoscópio, v. 16, p. 369-379, 2018.

BESSA, J. C. R.; SILVA, F. N. Identidade profissional e agir docente do professor de língua materna. ENSINO EM RE-VISTA, p. 725-744, 2019.

MARCOS NONATO DE OLIVEIRA 

NASCIMENTO, N. M.; OLIVERIA, F. E.; OLIVEIRA, M. N. Crenças sobre o Ensino-aprendizagem de Línguas: um panorama das dissertações produzidas no Brasil. Revista Trama, v. 16, n. 37, p. 71-83, 2020. 

COUTO, F. M. A.; OLIVEIRA, M. N. Experiências de leitores com o uso do podcast. Interdisciplinar, São Cristóvão, UFS, v. 33, p. 84-100, 2020.

OLIVEIRA, M. N.; SILVA, M. Z. V. A prática do feedback no ensino da escrita em língua inglesa. Diálogo das Letras, Pau dos Ferros, v. 06, n. 01, p. 340-362, 2017.

OLIVEIRA, M. N. Proposta de ensino de escrita de HQtrônica a serviço dos multiletramentos. In: Aluìzio Lendl; Maria Lúcia Pessoa Sampaio; Marcos Nonato de Oliveira. (Org.). Pesquisas e ensino de leitura, literatura e língua portuguesa. 1. ed.Curitiba: CRV, 2017, v. 1, p. 12-149. 

MARIA LUCIA PESSOA SAMPAIO

SAMPAIO, M. L. P.; REGO, R. Q.; SALDANHA, D. M. L. L. Estratégias de mediação da leitura de textos literários no Programa BALE MICAELENSE. EntreLetras, v. 11, p. 553-564, 2020.

MELO, A. S.; DIAS, A. A. ; SAMPAIO, M. L. P. ; REGO, R. Q. A contação de história e seus contributos para a interação e desenvolvimento linguístico da criança. OLH@RES - REVISTA ELETRÔNICA DO DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO DA UNIFESP, v. 8, p. 1-18, 2020.

CONCEIÇÃO, K. G. da; SAMPAIO, M. L. P. A subjetividade na formação do leitor literário no espaço do Programa BALE. v. 19, p. 1-16, 2019.

OLIVEIRA, K. M. de A. ; SANTOS, M. E. ; SAMPAIO, M. L. P. Concepções de leitura e formação de leitor: desafios e possibilidades. In: Maria Thais de Oliveira Batista; Francisco Roberto Diniz Araújo e Wiama de jesus Freitas Lopes. (Org.). Desafios da inclusão e diversidades na formação docente: desdobramentos e potencialidades. 1ed.Fortaleza: EDUCE/IMPRECE, 2017, v. 1, p. 513-553.

MARIA ZENAIDE VALDIVINO DA SILVA 

SILVA, M. Z. V.; ARAUJO, A. D. . The Relation Between an English Language Textbook and a Teacher's Practice in a Brazilian Public School: A Multimodal Literacy Analysis. In: Anitta August. (Org.). Visual Imagery, Metadata, and Multimodal Literacies Across the Curriculum. 1ed.Fairfield, EUA: IGI Global, 2018, v. , p. 183-199.

PEIXOTO, F. B. O ; SILVA, M. Z. V. A multimodalidade e a interculturalidade no ensino do espanhol: uma análise do livro didático cercanía joven. CONTEXTO & EDUCAÇÃO, v. 34, p. 72-91, 2019.

OLIVEIRA, R. H. ANTUNES; COSTA, M. E. CAVALCANTE; SILVA, M. Z. V. Multimodalidade e Letramento visual crítico no ensino de Língua Inglesa: Investigando as propostas de atividade de produção de texto do livro didático Time to Share. LINGUAGEM EM FOCO, v. 12, p. 269-291, 2020

ANTUNES, R. H. ; SILVA, M. Z. V. Multimodalidade e ensino de leitura em língua inglesa: ações de um professor da escola pública com o uso de imagens. Pensares em revista, v. 14, p. 145-169, 2019.


Atualizado por: Francisco Renato da Silva Santos em 03/06/2022 (Setor para Contato: C.A. P.FERROS - Diretoria do Campus Avançado de Pau dos Ferros )