Pós-Doutorado


Pós-Doutorado Voluntário no PPGE/UERN

Como forma de assegurar uma política de formação e capacitação de recursos humanos em nível de pós-doutorado, o PPGE/UERN aprovou e instituiu, em dezembro de 2020, a oferta de Estágio de Pós-doutorado Voluntário no programa.  

 Diferentemente da oferta do estágio com financiamento de bolsas do Programa Nacional de Pós-Doutorado (PNPD), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES), nessa modalidade de estágio, as atividades desenvolvidas pelo pós-doutorando são, sem exceção, de caráter voluntário, não estando a sua realização vinculada à concessão de bolsas pelo PPGE/UERN ou por agência de fomento.

Os objetivos principais desse estágio são:

I) difundir as linhas e os grupos de pesquisa vinculados ao programa em nível nacional e internacional;

II) possibilitar ao pesquisador condições para a consolidação e atualização de seus conhecimentos e/ou a reorientação da sua linha de pesquisa por meio de investigações realizadas em conjunto com grupos consolidados de pesquisa, nacionais e estrangeiros;

III) contribuir para o estabelecimento e a ampliação de cooperação técnica entre o programa de pós-graduação e outras instituições de ensino superior do Brasil e do exterior.

Duração do estágio: os planos de trabalho e os projetos de pesquisa dos candidatos à realização de Estágio de Pós-doutoral Voluntário no PPGE devem considerar os prazos de no mínimo 3 meses e no máximo 12 meses, podendo ocorrer até quatro prorrogações.

Procedimentos para realização do estágio: a realização de Estágio de Pós-doutorado Voluntário implica que o candidato se submeta a um processo seletivo que ocorre em fluxo contínuo. Nesse sentido, é fundamental que o candidato conheça o edital específico, disponível em: Edital n° 023/2020 - Inscrições Pós-Doutorado Voluntário PPGE - Fluxo Contínuo - (pdf)

Etapas do processo seletivo: o processo seletivo compreende as seguintes etapas: I) Avaliação do Projeto de Pesquisa/Plano de Trabalho (Eliminatória); II) Análise de Currículo - modelo Plataforma Lattes (Eliminatória).

Se o candidato for estrangeiro, o currículo Plataforma Lattes pode ser substituído por currículo com histórico de registro de patentes e/ou publicação de trabalhos científicos e tecnológicos de impacto e/ou prêmios de mérito acadêmico;

Procedimentos para realização de inscrição no processo seletivo: a inscrição para o processo seletivo será feita, exclusivamente, via internet, no Sistema Integrado de Gestão das Atividades Acadêmicas – SIGAA, observando todos os seguintes procedimentos:  a) Acessar o sítio https://sigaa.uern.br/sigaa/public/processo_seletivo/lista.jsf?aba=p-processo&nivel=S, no qual se encontram disponíveis o Edital e o Formulário de Inscrição; b) Preencher, de forma eletrônica, o Formulário de Inscrição de acordo com as instruções nele constantes, anexando, obrigatoriamente, os documentos solicitados no edital.

Contatos para dúvidas: ppge.pferros@uern.br

Mais informações, consulte o edital: Edital n° 023/2020 - Inscrições Pós-Doutorado Voluntário PPGE - Fluxo Contínuo - (pdf)

Estagiário de Pós-doutorado voluntário no PPGE

Estagiário

Início do estágio

Término do estágio

Supervisor

1

Henrique Miguel de Lima Silva

Abril/2021

Outubro/2021

José Cezinaldo Rocha Bessa


Atualizado por: Francisco Renato da Silva Santos em 02/06/2021 (Setor para Contato: C.A. P.FERROS - Diretoria do Campus Avançado de Pau dos Ferros )