Outras atividades curriculares


As atividades complementares consistem na participação dos alunos em eventos acadêmicos (internacionais, nacionais, regionais e locais), na publicação de artigos em periódicos, capítulos de livros, etc.

São consideradas atividades acadêmicas complementares:

Publicação ou organização de livro com conselho editorial ou publicação de artigo em periódico com Qualis CAPES A ou publicação de livro de caráter acadêmico.

04 créditos

Publicação de artigo em periódico com Qualis CAPES B ou revista indexada ainda não avaliada pela Área de Ensino ou publicação de capítulo de livro.

03 créditos

Publicação de trabalho completo em anais de eventos nacionais ou internacionais.

02 créditos

Coordenação ou participação como membro da equipe na oferta de curso de extensão institucionalizado (mínimo 8h/a) ou produto educacional validado e disponibilizado virtualmente ou intercâmbios institucionais, nacionais ou internacionais, em outro PPG.

02 créditos

O Exame de Qualificação do Projeto de Dissertação deverá ser realizado até o 18º mês em que estiver matriculado. Não se constitui em disciplina, mas num momento fundamental para o aluno, pois seu projeto será avaliado por uma banca examinadora, que poderá ser apenas com professores internos do POSENSINO ou contar com um professor externo. Após a realização desse exame, o aluno deverá submeter seu projeto de pesquisa, quando necessário, ao Comitê de Ética da UERN.

Proficiência de Língua Estrangeira (inglês, espanhol ou francês) é um requisito obrigatório e deve ser apresentada em até doze meses após a matrícula. Para os discentes surdos, faz-se necessário reconhecer a Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) como primeira língua e o português escrito como língua adicional. Será exigido, para os(as) discentes surdos(as), comprovação de proficiência em Língua Portuguesa escrita.

A Dissertação de Mestrado consiste numa atividade acadêmica obrigatória a todos os alunos. É a culminância do processo formativo de um Mestre. O aluno deverá se matricular nessa atividade no terceiro e quarto semestres do curso, sendo acompanhado pelo professor orientador desde seu ingresso no POSENSINO. Para a Dissertação serão destinados 06 créditos, correspondendo a 90 h/aulas.

A defesa pública da dissertação é o momento em que o aluno irá apresentar e defender seu trabalho perante a banca examinadora constituída pelo orientador (Presidente da Banca) e mais dois professores: sendo um interno do POSENSINO e outro externo, cabendo ao aluno entregar as cópias da dissertação à Coordenação do POSENSINO num prazo de trinta dias antes da defesa, em número igual ao de professores. A banca atribuirá os seguintes conceitos ao trabalho apresentado: Aprovado com Louvor, Aprovado e Não Aprovado.


Atualizado por: Adna Raquel de Morais Barreto em 23/03/2021 (Setor para Contato: FALA - Diretoria da FALA )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59633-010 | posensino@mestrado.uern.br | (84) 3315-2173
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^