Área de Concentração e Linhas de Pesquisa


Área de Concentração: Processos Formativos em Contextos Locais

Os processos formativos precisam ser investigados de maneira circunstanciada para se apreender as peculiaridades que marcam os sujeitos e suas práticas sociais, constituindo-se em intervenções no âmbito das políticas, do currículo, da gestão, da docência, da diversidade e da inclusão, seja no espaço escolar ou não escolar, tendo sempre no horizonte a melhoria da qualidade da educação básica e superior de nosso país.

Os contextos locais não passam pela mera agregação geográfica, o que os levaria a ser confundidos com a esfera regional, incorrendo-se na esteira do localismo por si mesmo. São instâncias que abrem perspectivas para o conhecimento que estabelece relações com as múltiplas determinações de uma determinada realidade. Os contextos locais não se circunscrevem apenas ao local enquanto espaço geográfico de uma cidade, por exemplo, mas são referências que podem variar em suas escalas. Dessa forma, os contextos locais podem referir-se ao que particularizam as cidades, as regiões, o país.

 

Linhas de Pesquisa

 

Formação Humana e Desenvolvimento Profissional Docente

Estudos da constituição subjetiva dos atores sociais, suas práticas, suas memórias. A formação docente e suas práticas em espaços de ensino (Educação Básica e Ensino Superior), nas diversas áreas de conhecimento, bem como em outros espaços sociais que demandam práticas formativas. O desenvolvimento profissional docente e seus processos de profissionalidade e profissionalização.

 

Políticas e Gestão da Educação

Estudos das políticas educacionais no âmbito Federal, estaduais e municipais, bem como nos diferentes níveis e modalidades de ensino.  A gestão das instituições e dos Sistemas de Ensino, as práticas profissionais, a construção dos movimentos locais que buscam aprimorar os canais da democracia participativa e da cidadania em nosso país.

 

Práticas Educativas, Cultura, Diversidade e Inclusão

A linha discute sobre o estatuto do outro, em seus processos de (auto) formação e práticas educativas centradas na pluralidade e consciência da diversidade humana na pesquisa e na formação de sujeitos em espaços educativos. As pesquisas vinculadas nesta linha elegem, como objeto de análise, a produção histórica da cultura, as (auto) biografias, as identidades e memórias, a educação especial/inclusiva e o lugar da diversidade como espaços de produção de saberes e práticas em espaços formais, e não formais, com ensejo à inclusão no espaço escolar/acadêmico/comunidades/social.


Atualizado por: Adiza Cristiane Avelino Bezerra em 20/05/2022 (Setor para Contato: FE - Programa de Pós-Graduação )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | propeg@uern.br | (84)3315-2176
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^