Empresas Juniores


A Empresa Júnior (EJ) é uma associação civil sem fins lucrativos, formada e gerida por alunos(as) matriculados(as) em cursos de graduação de instituições de ensino superior, sendo disciplinada pela Lei nº 13.267/2016. Segundo seu art. 2º, caput, a EJ tem o “propósito de realizar projetos e serviços que contribuam para o desenvolvimento acadêmico e profissional dos associados, capacitando-os para o mercado de trabalho”.

Em linhas gerais, os principais objetivos de uma EJ são: fomentar o aprendizado prático do universitário em sua área de atuação; aproximar o mercado de trabalho das academias e os próprios acadêmicos; gerenciar com autonomia em relação à direção da faculdade ou centro acadêmico; e elaborar projetos de trabalho inerentes ao curso de formação dos alunos.

Dentro de uma EJ, o(a) aluno(a) tem a oportunidade de realizar projetos do seu curso de graduação para clientes reais do mercado, aplicando o aprendizado teórico da sala de aula em prática.

Conforme o art. 9º da Lei nº 13.267/2016, para se criar uma EJ, é necessário ter seu reconhecimento por instituição de ensino superior, de acordo com suas normas internas, atentando-se para a aprovação do plano acadêmico da EJ por órgão colegiado da unidade de ensino da instituição, cuja elaboração deverá contar com a participação do professor orientador e dos estudantes envolvidos na iniciativa júnior.

Além disso, deve-se providenciar o registro da EJ no Registro Civil de Pessoas Jurídicas e o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) na Receita Federal, atentando-se para a documentação exigida nos respectivos órgãos.

No âmbito da UERN, já existem importantes iniciativas de EJ nos cursos de Gestão Ambiental, Direito e Economia.

Para saber mais informações sobre o Movimento Empresa Júnior (MEJ), consulte a página da Brasil Júnior (https://brasiljunior.org.br/), responsável por desenvolver o MEJ no Brasil, bem como a RN Júnior (https://www.rnjunior.com.br/), incumbida de fortalecer o MEJ no Rio Grande do Norte.

Empresas Juniores em processo de consolidação

Apex Empreendedorismo e Soluções Jurídicas

O Projeto de Extensão e Empresa Júnior Aspirante “Apex Empreendedorismo e Soluções Jurídicas”, promovido na Faculdade de Direito (FAD) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte, é uma iniciativa que se desenvolve a partir de 3 (três) perspectivas basilares: passado, presente e futuro. Na perspectiva de passado, é um projeto que incorpora toda a tradição da instituição da qual faz parte, ou seja, voltando-se para a mudança por meio da educação, sendo, portanto, um agente de transformações sociais no cenário potiguar. No que tange ao presente, a proposta intenta ser mais uma via de capacitação para os alunos da Faculdade de Direito, os quais, na condição de extensionistas, terão contato direto com o conhecimento aplicado na prática e, não menos importante, contato com a realidade social. Com isso, o(a) aluno(a) será protagonista em atividades que o tornam mais capacitado e experiente para enfrentar o mercado de trabalho e, além disso, desenvolver uma maior sensibilidade social. Por fim, a perspectiva de futuro se coaduna às demandas das gerações futuras, em que se prospecta um cenário de empreendedorismo, de avanços sociais e de resolução de conflitos por métodos consensuais. Esta perspectiva, então, compatibiliza-se com as diretrizes do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), de 2000, nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Agenda 2030 da ONU, nas Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs) do Curso de Graduação em Direito (Resolução no 5/2018, do Conselho Nacional de Educação) e do Ensino Médio (Resolução no 3/2018, do Conselho Nacional de Educação).

Missão: Promover uma cultura baseada na excelência por meio da educação, impactando vidas e capacitando pessoas.

Coordenação:
Profª. Ma. Cintia Sousa de Freitas

Diretora Presidente:
Kaline Maria Mafra Melo

Redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/apex.uern/
Linkedin: https://www.linkedin.com/company/apexuern/
Linktree: https://linktr.ee/ApexUern

Contato:
E-mail: apex@uern.br

Lastro Consultoria e Investimentos

Empresa fundada pelos alunos de Ciências Econômicas da UERN, nasce do propósito de fomentar a vivência empreendedora no âmbito acadêmico, aplicando os conhecimentos adquiridos em prol do desenvolvimento socioeconômico da região. Buscar-se-à prestar serviços estratégicos a micro e pequenos empreendedores, auxiliando-os à maximização dos lucros de maneira sustentável, com foco, planejamento e posicionamento de mercado, assim como, orientar pessoas físicas à investirem de modo inteligente e racional.

Missão: Auxiliar no estímulo ao desenvolvimento socioeconômico através da aplicação de conhecimentos e constância no cumprimento das responsabilidades, bem como impulsionar os talentos pessoais e a capacitação dos discentes.

Coordenação:
Profª. Ma. Genivalda Cordeiro da Costa

Diretor Presidente:
Arthur Henrique Pinheiro Néo

Redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/lastro.ej/?hl=pt-br

Contatos:
Email: 
lastro.ej@uern.br
Telefone: (84) 9 9999-0000

Atúa Ambiental

É uma Empresa Júnior do curso de Gestão Ambiental – DGA/FACEM fundada no ano de 2019 por alunos do curso com o auxílio da RN Júnior.  .

Missão: Representar e ajudar o processo de fundação e federação de Empresas Juniores do Rio Grande do Norte.

Coordenação:
Prof. Dr. Roseano Medeiros da Silva

Diretora Presidente:
Letícia Melo e Silva

Redes sociais:
Instagram: https://www.instagram.com/atuaambiental/?hl=pt-br
Facebook: https://www.facebook.com/atuaambiental

Contato:
E-mails: atua.ej@uern.br
              atuaambiental@gmail.com


Atualizado por: Antonio Neilton de Medeiros em 25/04/2022 (Setor para Contato: PROPEG - Gabinete do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | propeg@uern.br | (84)3315-2176
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^