Apresentação


Anais do Salão de Iniciação Científica da UERN - ISSN 2526-7841

A IV Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da UERN (IV SCTI UERN), com tema geral Ciência Alimentando o Brasil ocorreu no Campus Central da UERN, na cidade de Mossoró/RN, no período de 18 a 21 de outubro de 2016, tendo como objetivo possibilitar um espaço de diálogo, aprendizado, troca de experiências e discussão acerca da ciência, tecnologia e inovação em nível nacional, regional e local, enfocando particularmente os desafios para a atividade científica e a pós-graduação no âmbito da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte.

A IV SCTI UERN agregou quatro eventos simultâneos, a saber: XII Salão de Iniciação Científica (XII SIC); V Salão de Iniciação Científica do Ensino Médio (V SIC EM); V Encontro de Pós-Graduação e Pesquisa da UERN e VI Encontro de Iniciação Científica do Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró.

Nessa quarta edição, articularam-se eventos consolidados e em expansão, onde foram realizadas conferências, palestras, mesas redondas e apresentações de trabalhos de docentes, discentes e técnicos administrativos, possibilitando que a comunidade acadêmica e a sociedade em geral pudessem conhecer e discutir os resultados, a relevância e o impacto das pesquisas científicas e tecnológicas desenvolvidas pela UERN. Os debates relacionados ao desenvolvimento do ensino básico, da graduação, da pós-graduação, da pesquisa e da extensão no Brasil e no mundo também foram abordados com base na discussão em tecnologia, inovação e propriedade intelectual, a fim de evidenciar os limites e possibilidades para o desenvolvimento do Rio Grande do Norte.

Constituindo-se parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, o IV SCTI UERN contribuiu para expandir e difundir a discussão do Ciência Alimentando o Brasil em direção ao desenvolvimento tecnológico, social e ambiental, para produzir novos meios e instrumentos visando aumentar o potencial científico e inovador da nossa região e para definir os horizontes e/ou caminhos a serem trilhados pela UERN na perspectiva de fortalecer e ampliar sua capacidade produtiva e intelectual em nível nacional.

Os Anais do XII SIC resumem esse momento ímpar da pesquisa científica em nossa Instituição. Compostos por um total de 211 resumos expandidos, distribuídos nas áreas de Ciências Exatas e Tecnológicas (28), Ciências Humanas (52), Ciências Sociais Aplicadas (30), Ciências da Vida (69) e Linguística Letras e Artes (32), frutos dos Programas PIBIC, PIBITI e PIBIC-EM, desenvolvidos no processo de formação de nossos estudantes. É composto também por 12 artigos completos do VI Encontro de Iniciação Científica do Centro de Oncologia e Hematologia de Mossoró.

Com agradecimentos aos alunos, professores, pesquisadores, avaliadores e à comunidade acadêmica em geral, apresentamos os Anais do XII SIC e convidamos todos e todas a transformá-los em instrumento de consulta e de estímulo a novas pesquisas, produções e publicações.

Mossoró, 21 de outubro de 2016.

Prof. Dr. João Maria Soares
Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação

Prof. Dr. Cláudio Lopes de Vasconcelos
Diretor de Pesquisa e Inovação

Prof. Dr. João Bosco Figueiredo Gomes
Chefe do Departamento de Institucionalização de Pesquisa


Atualizado por: Ismael Nobre Rabelo em 12/09/2017 (Setor para Contato: PROPEG - Diretoria de Pesquisa e Inovação )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | propeg@uern.br | (84)3315-2176
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^