O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social e Direitos Sociais (PPGSSDS), nível mestrado, objetiva a formação e qualificação de pesquisadores(as), docentes e profissionais, no âmbito do Serviço Social e áreas afins focalizando os processos sociais que caracterizam a realidade brasileira e as particularidades da questão Social. Nessa perspectiva, pretende contribuir para a análise do Serviço Social, com ênfase nos direitos sociais.
O curso objetiva ainda aprofundar o conhecimento sobre o Serviço Social e as situações concretas de materialização dos direitos sociais, particularmente na região Nordeste, fomentando a construção de conhecimentos sobre fenômenos sociais e culturais, mediante a articulação entre teoria-prática, na perspectiva da emancipação humana.
Objetivos específicos:
- Formar mestres na área do Serviço Social e Direitos Sociais, aptos a analisar e atuar sobre as múltiplas expressões da questão social;
- Capacitar docentes e profissionais para atuarem no planejamento, implementação e avaliação de políticas públicas e sociais, bem como na educação superior na área de Serviço Social;
- Qualificar pesquisadores(as) nas áreas de Serviço Social e Direitos Sociais com competência teórica, metodológica e política e capacidade de análise crítica e propositiva;
- Potencializar a realização de pesquisas de interesse científico e social comprometidas com os valores e princípios norteadores do Código de Ética do Assistente Social;
- Promover o intercâmbio em âmbito nacional e internacional na área de Serviço Social e Direitos Sociais.
Área de concentração
SERVIÇO SOCIAL E DIREITOS SOCIAIS
Linhas de Pesquisa:
- Serviço Social, Direitos Sociais e Movimentos Sociais
Compreende a reflexão sobre o Serviço Social enquanto especialização do trabalho coletivo inserido na sociabilidade capitalista e seus fundamentos históricos e trabalho profissional. Enfoca as dimensões teórico-metodológicas, técnico-operativas e ético-políticas do Serviço Social na contemporaneidade. Articula estudos e pesquisas sobre o Serviço Social e os direitos sociais no contexto do capitalismo, relacionando-os aos movimentos sociais e evidenciando as relações de igualdade e a diversidade humana.
- Serviço Social, Questão Social e Políticas Públicas
Congrega estudos relacionados às temáticas referentes à sociedade, ao Estado, à Questão Social, e às Políticas Públicas, considerando as dinâmicas regionais e locais e as práticas sociais; abrange ainda questões relativas à temática da democracia, controle social, governança, desenvolvimento e poder local, incluindo também temas emergentes vinculados a área de concentração.
- Serviço Social, Feminismo e Relações Sociais Patriarcais
Compreende o estudo sobre a epistemologia do movimento feminista como movimento de transformação social e sua relação com o projeto ético-político do Serviço Social. Articula pesquisas sobre divisão sexual do trabalho, consubstancialidade e coextensividade das relações sociais de sexo, classe e raça/etnia, violência contra mulheres, relações patriarcais de gênero e feminismo.
Processo de seleção:
Periodicidade: Anual
Vagas para o mestrado: 15
Duração do curso: 24 meses
As disciplinas são ofertadas no turno matutino e/ou vespertino dependendo da disponibilidade de horários das(os) professoras(es).
Conceito CAPES: 3
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
![]() |
Atualizado por: Wescley Assunção Santos da Silva em 04/02/2020 (Setor para Contato: FASSO - Diretoria da FASSO )