Notícias


IMAGEM
O I Workshop de Novas Ferramentas Educacionais está acontecendo hoje, dia 07 de junho de 2019, na sala multiuso do Departamento de Ciências Contábeis – UERN, Campus Central, Mossoró/RN e conta com a participação de docentes da UERN de vários cursos, como também docentes da UFERSA.
O evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade – PPGSS/UERN e pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições – PPGCTI/UFERSA.
Professores palestrantes: Andrea Taborda Ribas da Cunha (UERN e UFERSA) e Ricardo Ney de Oliveira Cobucci (UnP).

.

.

.

.

.

.

ALUNO EGRESSO DO PPGSS É PREMIADO EM CONGRESSO INTERNACIONAL

 

FOTOO aluno egresso do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade - PPGSS *Nickson Melo de Morais* foi premiado entre os melhores trabalhos na área de Fisioterapia Cardiovascular do XIX Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva, com a apresentação do trabalho fruto da sua Dissertação desenvolvida durante o Mestrado juntamente com o Laboratório de Bioquímica e Biologia Molecular - BIOMOL, com o Título: Avaliação dos índices Circulatory Power e Ventilatory Power como indicadores de agravo clínico nos pacientes chagásicos.

O XIX Simpósio Internacional de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Fisioterapia em Terapia Intensiva - SIFR 2018, aconteceu de 10 a 13 de outubro de 2018, no Centro de Convenções Vasco Vasques, na cidade de Manaus (AM). Este foi considerado o maior evento das especialidades Fisioterapia Respiratória, Cardiovascular e em Terapia Intensiva mundial, o qual congregou profissionais e estudantes brasileiros e de países vizinhos, na busca de atualização técnico-científica e troca de experiências.

Resumo: O trabalho avaliou a relação de duas variáveis obtidas no Teste Cardiopulmonar, o Circulatory Power e Ventilatory Power, com a piora clínica dos pacientes com doença de Chagas. Ao final concluiu-se que pacientes com menores valores dessas variáveis tinham risco significativamente maior de desenvolver Acidente Vascular Encefálico e maior possibilidade de estarem desenvolvendo formas mais graves da doença, no caso a forma cardíaca.

 


PROJETO FLOR DE LÓTUS É IMPLANTADO E PRESTA ATENDIMENTO A VÍTIMAS DE VIOLÊNCIA SEXUAL

FOTO

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), por meio da Faculdade de Ciências da Saúde (FACS), é uma das entidades parceiras do projeto Flor de Lótus, implantado nesta quarta-feira (10/10/2018), na Maternidade Almeida Castro.

Uma das idealizadoras do Centro, a professora e médica Isabelle Cantídio Fernandes Diógenes é discente do PPGSS e atualmente desenvolve sua Dissertação de mestrado com o título: “Conhecimentos e práticas de profissionais da Atenção Básica à saúde no atendimento a vítimas de violência sexual”.

O Centro de Referência para Atendimento de Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual – Flor de Lótus, é uma iniciativa que tem parceria do Ministério Público Estadual, UERN e Associação de Assistência e Proteção à Maternidade e à Infância de Mossoró (Apamim).

“O Centro de Referência surgiu da necessidade de ter um espaço físico para atender de forma adequada e humanizada crianças e adolescentes vítimas de violência sexual. Possibilita o atendimento num ambiente mais acolhedor, humanizado, evitando a revitimização”, explica a professora, médica e discente do PPGSS Isabelle Cantídio.

A professora e mestranda Isabelle Cantídio enfatiza que o atendimento é universal e está disponível 24 horas. As vítimas podem ser referenciadas de outros serviços ou podem procurar o Centro de Referência de forma espontânea.

O ambiente do Centro de Referência tem uma equipe multidisciplinar, integrada e qualificada para oferecer cuidados médicos, atendimento psicossocial e orientações que garantam a proteção e direitos das vítimas, com encaminhamento para a Promotoria, Delegacia, ITEP, Conselho Tutelar e acesso aos serviços de Assistência Social do município.

“Esse serviço é grandioso, através dele a gente pode tentar minimizar as dores e as consequências a médio e longo prazos da violência sexual que é um grave problema de saúde pública e direitos humanos”, ressalta Isabelle Cantídio.


INFORMAÇÃO SOBRE A SELEÇÃO DE ALUNOS DO PPGSS 2016

 Critérios de Seleção

 1. Interpretação de texto científico em inglês

  •  Caráter apenas eliminatório.
  •  Procedimento: Pode-se utilizar dicionários impressos;

                                Respostas em português

  •  Pode ser substituído por outros certificados de proficiência em inglês:

- Certificados emitidos por instituições de ensino superior (Ex.: UERN, UFRN, IFRN) atestando proficiência em leitura e interpretação de textos em inglês para a área da saúde/vida

- TEAP (Test of English for Academic Purpose) – Escore mínimo: 70 pontos

- TOEFL – Escore mínimo: 213 pontos CBT, ou 550 PBT, ou 80 IBT

- IELTS – Escore mínimo 5,0

 2. Entrevista e arguição sobre o pré-projeto de pesquisa.

  •  Caráter eliminatório e classificatório.

 3. Análise do Currículo Lattes

  •  Caráter classificatório.

 Prováveis Datas:

 1. Inscrição: Primeira quinzena de Outubro de 2015.

 2. Seleção: Segunda quinzena de Novembro de 2015.

 

Obs.: Embora não obrigatório, aconselha-se que os candidatos entrem em contato previamente com os possíveis orientadores.


CURSO COM INSCRIÇÕES ENCERRADAS:

CURSO: Análise qualitativa de comportamentos em contextos sociais diversificados: utilização de software Theme

Prof ministrante: PhD Hugo Miguel Borges Sarmento

OBJETIVO: Capacitar estudantes e professores das áreas de Educação Física, Fisioterapia, Psicologia,Medicina, Sociologia, Serviço Social, Administração, Marketing na utilização do software Theme, ferramenta de análise do comportamento em contextos sociais diversificados.

DATA: 29 e 30 maio de 2015

HORÁRIO:  08h às 12h / 14h às 18h

CARGA HORÁRIA TOTAL:  20h

Cartaz / Folder do Evento (clique aqui)

Inscrições Abertas (Sala Prof. Dracon Bessa, Bloco dos Professores FAEF / FALA / FASSO, UERN - Campus Central)

MAIORES INFORMAÇÕES: (84) 9953-9727 / (84) 9972-9070

Cartaz - Curso Theme


III Conferência Internacional: QUALIDADE E SEGURANÇA EM SERVIÇOS DE SAÚDE

O PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO DA QUALIDADE EM SERVIÇOS DE SAÚDE - QUALISAÚDE, do Centro de Ciências da Saúde, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte - UFRN, tem a honra em convidá-los para participar da III Conferência Internacional: QUALIDADE E SEGURANÇA EM SERVIÇOS DE SAÚDE.

A Conferência será ministrada pela Profa. Dra. Maria José López Montesinos, Professora da Universidad de Murcia (Espanha) e pela Dra. Adélia Quadros Farias Gomes, coordenadora da Câmara Técnica de Qualidade e Segurança do Paciente dos Hospitais Federais do Rio de Janeiro.

O evento ocorrerá no dia 08 de Abril de 2015, às 19:00 horas no Auditório Raimunda Germano - Departamento de Enfermagem (UFRN), localizado no Campus Universitário.

Folder do Evento (clique aqui)

Clique aqui para fazer sua inscrição

Maiores Informações: http://www.posgraduacao.ufrn.br//qualisaude

Telefone/Ramal: (84) 3342-2275


Qualificações dos orientandos da Profª. Drª. Isabela Pinheiro Cavalcanti Lima

Foto

Foto

Foto

Foto

No dia 16 de dezembro de 2014, no Auditório da FAEF, Mossoró-RN, aconteceram as qualificações dos mestrandos Anassely Bezerra Bessa, cujo tema do Projeto de Pesquisa foi: “Nível de Informação e Conduta Terapêutica dos Profissionais Odontólogos da Cidade de Pau dos Ferros/RN”; Yuri Victor de Medeiros Martins, que apresentou o Projeto intitulado: “Lesões Orofaciais Decorrentes da Prática de Esportes”; Sarah Maria Veras Bezerra, cujo Projeto tem como título: “Avaliação Comparativa da Sensibilidade para Diagnóstico da Cárie Dentária entre os Índices CPO-D e ICDAS II” e Fábio Firmino de Albuquerque Gurgel, com Projeto intitulado: “Efeitos Imediatos do THRUST da Articulação Atlanto-Occipital Sobre a Coluna Cervical e a ATM”. Os mestrandos tem como orientadora a Profª. Drª. Isabela Pinheiro Cavalcanti Lima e foram avaliados pela banca composta por: Profª. Drª. Maria Irany Knackfuss e o Prof. Dr. Hideraldo Bezerra dos Santos. Agradecemos a presença de todos que prestigiaram esse momento importante para os mestrandos, como também estendemos o convite a toda comunidade acadêmica e familiares para as próximas qualificações e defesas do PPGSS.

Foto

Para consultar o calendário de Qualificações: Clique aqui

Para consultar o calendário de Defesas: Clique aqui


Qualificação da mestranda Rejane Maria de Oliveira Holanda

Foto A mestranda Rejane Maria de Oliveira Holanda qualificou no dia 25 de novembro de 2014 o seu projeto de pesquisa intitulado: “Fatores de Risco Associados à Asfixia Perinatal a Partir de uma Amostra de Nascidos Vivos na Cidade de Mossoró/RN”. Agradecemos aos membros da banca: Prof. Dr. Fausto Pierdoná Guzen (Orientador), Profª. Drª. Fátima Raquel Rosado Morais e Prof. Dr. Eudes Euler de Souza Lucena que com grande empenho contribuíram para o desenvolvimento do trabalho que está sendo realizado pela mestranda.

Qualificação dos mestrandos Luís Carlos Barbosa Silva, Lorenna Karen Paiva e Freitas e Fábio Romano Freire

Foto

Foto

Dando sequência as Qualificações dos alunos que ingressaram no mestrado em Saúde e Sociedade no ano de 2013, foi a vez dos orientandos do Prof. Dr. Arnaldo Tenório da Cunha Júnior,  professor da UFAL e membro permanente do PPGSS.

O mestrando Luís Carlos Barbosa Silva qualificou seu projeto de pesquisa intitulado: “Estado Nutricional, Nível de Atividade Física e Comportamento Alimentar de Escolares do Agreste Alagoano” no dia 12 de novembro de 2014. No dia seguinte aconteceram as outras duas qualificações, a mestranda Lorenna Karen Paiva e Freitas qualificou seu Projeto de Pesquisa que tem como título: “Determinantes Demográfico-Biológicos, Nível de Atividade Física e Imagem Corporal de Adolescentes da Região do Semiárido Potiguar” e o mestrando Fábio Romano Freire apresentou seu projeto intitulado: “Estudo das Características Demográficas-Biológicas, do Nível de Atividade Física, do Estilo de Vida e da Morfologia Corporal de Professores do IFRN”. Presentes nas bancas os professores Maria Irany Knackfuss e Humberto Jefferson de Medeiros.

Qualificação da mestranda Sabrina Lisboa Bezerra

Foto

Foto

A Profª. Drª. Maria Irany Knackfuss, presidiu mais uma banca de Qualificação, dessa vez a mestranda do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade Sabrina Lisboa Bezerra,  qualificou seu projeto de pesquisa intitulado: “Resiliência e qualidade de vida das pessoas que vivem com HIV/AIDS”. Agradecemos a disponibilidade dos professores: Prof. Dr. Bertulino José de Souza e Profª. Drª. Moêmia Gomes de Oliveira Miranda que estiveram presentes de deram suas contribuições ao desenvolvimento do Projeto de Pesquisa da aluna. A qualificação ocorreu no dia 30 de novembro de 2014, na Faculdade de Educação Física - Campus Mossoró-RN.

Qualificação do mestrando Ubaldo Onésio de Araújo Silva

Foto

Foto

O mestrando do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade Ubaldo Onésio de Araújo Silva, que tem como orientador o Prof. Dr. Humberto Jefferson de Medeiros, qualificou seu projeto de pesquisa no dia 23 de outubro de 2014, com o título: “Atuação Multidisciplinar no Programa Saúde na Escola do Município de Mossoró-RN”. Como professores convidados para a banca examinadora estavam: Prof. Dr. Eduardo José Guerra Seabra - professor adjunto IV da UERN - Campus Caicó, e a Profª. Drª. Aione Maria da Costa Sousa - professora Adjunto IV do Departamento de Serviço Social da UERN. Agradecemos a disponibilidade dos professores, como também as contribuições dispensadas.

Qualificação do mestrando Dimas Anaximandro da Rocha Morgan

Foto

Foto

Foto 

Próximas Qualificações: clique aqui

Dando continuidade ao Calendário de Qualificações da turma de mestrandos que ingressaram no PPGSS em 2013, o aluno Dimas Anaximandro da Rocha Morgan qualificou seu projeto de pesquisa no dia 23 de outubro de 2014, sob a orientação do Prof. Dr. Humberto Jefferson de Medeiros. Na oportunidade, o mestrando recebeu as contribuições ao seu trabalho intitulado: “Desenvolvimento de Crianças com Síndrome de Sotos Submetidas a um Programa de Alfabetização Motora”, tendo como membros da Banca Examinadora a Profª. Drª. Ana Lucia Oliveira Aguiar - Diretora da Diretoria de Apoio à Inclusão (DAIN) e a Profª. Drª. Giovana Carla Cardoso Amorim, que tem experiência na área de Educação e atua principalmente nos temas relacionados à formação de professores, aprendizagem, educação infantil, pedagogia freinet, alfabetização e texto livre. Agradecemos a generosidade das professoras, que trouxeram grandes e relevantes contribuições ao trabalho do mestrando e ao PPGSS.

Qualificação da mestranda Luciane Barreto Araujo

Foto

Foto

No dia 20 de outubro de 2014, a aluna Luciane Barreto Araujo qualificou seu Projeto de Pesquisa intitulado: “AIDS NO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE: INDICADORES EPIDEMIOLÓGICOS E SOCIODEMOGRÁFICOS”, sob a avaliação das professoras Dras. Maria Irany Knackfuss (orientadora), Aione Maria da Costa Sousa e Moêmia Gomes de Oliveira Miranda. Na qualificação estiveram presentes mestrandos do PPGSS e alunos de graduação.

Próximas qualificações: Clique aqui


Curso sobre Pesquisa Qualitativa: Software ALCESTE como ferramenta para análise de dados

Foto

Foto

Hoje foi o primeiro dia do curso sobre Pesquisa Qualitativa: Software ALCESTE como ferramenta para análise de dados, que está sendo promovido pelo Grupo de Pesquisa: Cultura Corporal, Educação e Desenvolvimento Humano – FAEF/UERN, com o apoio do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade. O curso está acontecendo no Auditório da Faculdade de Educação Física, e se estenderá até amanhã, 18/10, tendo como ministrante a Profª Drª. Grasiela Piuvezam, da UFRN, Graduada em Odontologia, Doutora em Ciências da Saúde/UFRN, Docente do Departamento de Saúde Coletiva e Vice-Coordenadora do Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva/UFRN.

Publicado por Luzia Mendes (Secretária do PPGSS) em 17/10/2014.


Início das Qualificações 2014 do Programa de Pós-Graduação em Saúde e Sociedade

Foto

Foto

Próximas qualificações do PPGSS: Clique aqui

No dia 12 de setembro de 2014 a aluna do PPGSS Joelma Gomes da Silva fez a qualificação do seu Projeto de Pesquisa intitulado “Nível de Dor e Qualidade de Vida das Pessoas que Vivem com HIV/AIDS”, sob a orientação da Profª. Drª. Maria Irany Knackfuss. A Profª. Drª. Themis Cristina Mesquita Soares e a Profª. Drª. Cicília Raquel Maia Leite estiveram presentes como membros da banca examinadora e deram suas contribuições ao desenvolvimento da Dissertação da mestranda. Na ocasião também estiveram presentes alunos do PPGSS e graduandos do curso de Educação Física - FAEF. Agradecemos a presença de todos.

Publicado por Luzia Mendes (Secretária do PPGSS) em 17/10/2014.


A Pós-Graduação na UERN e o Programa Ciência Sem Fronteiras

O Programa de Pós- Graduação em Saúde e Sociedade - PPGSS é o primeiro programa da UERN a ser contemplado com bolsa na CHAMADA DE PROJETOS MEC/MCTI/CAPES/CNPq/FAPs Nº 09/2014 - Pesquisador Visitante Especial (PVE), no Programa Ciência sem Fronteiras, que tem como objetivo, o apoio financeiro a projetos de pesquisa que visem por meio do intercâmbio, da mobilidade internacional e da cooperação científica e tecnológica, promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência, inovação, e tecnologia, bem como da competitividade do País com enfoque nas áreas contempladas do Programa Ciência sem Fronteiras.

O projeto a ser desenvolvido sob título “Atividade física, saúde, qualidade de vida nos comportamentos sedentários: uma análise com estatutos socioeconómicos diferenciados, na região semi-àrida do nordeste brasileiro”, será desenvolvido pelo Prof Dr José Carlos Gomes de Carvalho Leitão, da Universidade de Trás-os Montes e Alto Douro- Portugal, juntamente com docentes do PPGSS e pesquisadores do Grupo de pesquisa Cultura Corporal, Educação, Desenvolvimento Humano da Faculdade de Educação Física/UERN.

Profª. Drª. Maria Irany Knackfuus (Coordenadora do PPGSS) Publicado em 16/10/2014


Cursos:

Foto


Curso ALCESTE

 

 


Atualizado por: Luzia Apollônia Mendes de Carvalho em 28/06/2019 (Setor para Contato: FACS - Diretoria da FACS )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | propeg@uern.br | (84)3315-2176
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^