Texto e Construção de Sentidos


Texto e Construção de Sentidos

Articula pesquisas sobre os fatores responsaveis pela producao de sentidos no texto, considerando os elementos envolvidos na producao e na recepcao, com vistas a oferecer contribuicoes ao ensino do texto


Docentes que atuam na linha:
 
Antonio Luciano Pontes
João Bosco Figueiredo Gomes
Lidiane de Morais Diógenes Bezerra
Maria do Socorro Maia Fernandes Barbosa
Maria Eliete de Queiroz
Maria Lúcia Pessoa Sampaio
Rosângela Maria Bessa Vidal
Verônica Maria de Araújo Pontes
Wellington Vieira Mendes
  
 
Disciplinas relacionadas à linha:
 
Aspectos morfossintáticos, semânticos e pragmático-discursivos da linguagem Semântica
Teoria dos Gêneros Textuais
Teorias Linguísticas
Texto, Discurso e Ensino
 
 
Projetos de Pesquisa Desenvolvidos na Linha
 
A formação do leitor literário via programas oficiais de Portugal e do Brasil
A produção e o ensino de texto em perspectiva interacionista: questões de heterogeneidade, argumentação e funcionalidade da linguagem.(2ª Fase)
A produção e o ensino de texto em perspectivas interacionistas: o estudo do texto numa perspectiva discursiva (2ª fase)
Abordagem Sistêmico-Funcional da junção em textos acadêmicos
Crítica genérica: o processo de escrita e as operações de reescritura de textos políticos, jurídicos, pedagógicos e literários
Funcionalismo, gramaticalização e construção discursiva: preceitos teórico-metodológicos, análise de processos linguísticos, itens lexicais e construções e suas implicações para o ensino da língua portuguesa: II Fase
O nível semântico do texto: as representações discursivas e suas operações de construção textual em discursos políticos, jurídicos e pedagógicos.
O processo de escrita e reescritura em diferentes gêneros textuais
Práticas exitosas de leitura e a formação do leitor literário 
Verbete lexicográfico, Multimodalidade e Estilo: uma abordagem semiótica
 
 
Egressos da Linha e Dissertações
 

Ana Alice de Freitas Neta

Os usos dos verbos Vender e Alugar em anúncios classificados de jornal impresso

Ana Dalete da Silva

Análise de produções textuais de alunos do 9º ano sob a perspectiva do plano discursivo figura e fundo: abordagem funcionalista

Ananias Agostinho da Silva

A argumentação em textos escritos por crianças em fase inicial do Ensino Fundamental

Anikele Frutuoso

Os processos relacionais e a construção de sentido no gênero dissertação

Carla Daniele Saraiva Bertuleza

Os usos dos itens antes, agora e depois nos gêneros acadêmicos

Celina Maria De Freitas Carvalho

Um estudo funcionalista do item quando na fala e na escrita do português brasileiro

Cicera Alves Agostinho De Sa

A língua portuguesa no ensino médio: dos documentos oficiais à prática escolar

Diana Maria Cavalcante De Sa

A argumentação e os efeitos de sentido nos discursos jurídicos: o diálogo do direito nos caminhos do cangaço

Francimeire Cesario De Oliveira

A produção de significados no gênero tira em quadrinhos: um estudo da multifuncionalidade dos usos discursivos do E numa perspectiva funcionalista

Francisca Francione Vieira De Brito

Do contexto escolar ao ciberespaço: a prática de produção textual do gênero notícia via Twitter

Francisco Clebio De Figueiredo

Uso do item "agora" na fala e escrita da cidade do Natal

Francisco Damiao Freire Rodrigues

A produção textual em exames de seleção: uma análise dos indícios de autoria

Francisco Marcos De Oliveira Luz

As metáforas em editorias de jornais de língua inglesa acerca do caso Bin Laden

Francisco Vieira Da Silva

O duelo de vozes na arena do discurso: com a palavra, o graduando do curso de letras

Iane Isabelle De Oliveira Castro

Estudo do vocabulário do livro didático de inglês no Ensino Fundamental

Ivoneide Aires Alves Do Rego

Análise das marcas ideológicas da introdução e da conclusão em monografias da graduação do Curso De Letras/UERN

Janaina Maria Fernandes Guedes

Os usos dos pronomes pessoais retos de terceira pessoa: um estudo a partir da linguística funcional centrada no uso

Jesiane Maria De Sena Araujo

O conto e o reconto de histórias como forma de desenvolvimento do sujeito com deficiência intelectual

Jocelia Da Silva Gurgel Freire

Processo de didatização dos gêneros textuais e a produção textual no Programa de Iniciação Tecnológica e Cidadania ? PROITEC/IFRN

Jose Marcos Rosendo De Souza

Entre palavras e sinais: letramento literário, surdez e inclusão

Jose Ronaldo Ribeiro Da Silva

Análise dialógica do discurso citado na encíclica Lumen Fidei do Papa Francisco

Jose Valter Reboucas

As representações ideológicas em verbetes de dicionários escolares da Língua Portuguesa

Josefa Francisca Henrique De Jesus

Organização retórica na construção do gênero discursivo monografia de graduação: descrição, análise e ensino

Kaline Shirley Da Silva Nascimento

O discurso do outro no gênero memórias literárias: funções, marcas e verbos introdutores

Kalliane Sibelli De Amorim Oliveira

AUTORIA EM DIÁRIOS DE LEITURA: UMA ANÁLISE DISCURSIVA

Larissa Cristina Viana Lopes

O Curso de Letras/UERN e as ementas das disciplinas voltadas para o ensino de literatura

Luan Talles De Araujo Brito

Análise das crenças de professores de língua portuguesa sobre o internetês

Luzinete Cesario De Araujo Freitas

Pelos fios do discurso pedagógico: o processo de ensino da escrita nos cursos de letras/UERN

Maria De Fatima Pereira Melo

O discurso publicitário e a imagem feminina no Dia Internacional da Mulher
Sérgio Wellington Freire Chaves Transculturalidade em solo sertanejo: aspectos da brasilidade no romance A Casa
Vanalúcia Soares da Silveira

Marcas linguístico-discursivas das heterogeneidades enunciativas no discurso de professores de metodologia do ensino da Língua Portuguesa

Maria Gorete Paulo Torres

Na trilha da leitura literária de professoras de Metodologias do ensino de Língua Portuguesa (MELPs)

Maria Graceli De Lima

O ensino de Língua Portuguesa no curso de Letras/UERN: discurso sobre leitura, escrita e gramática

Marilia Costa De Souza

Diário virtual de leitura: análise dos indícios de autoria

Marinezio Gomes De Oliveira

Construindo pontos de vista no Simpósio Universal: o lugar do outro na evidência do um

Midia Da Silva Borges Gomes

Análise do plano discursivo em recontos orais e escritos de narrativas de alunos do 2º ano do ensino fundamental.

Mikaeli Cristina Macedo Costa

Representações sociais sobre o dicionário de espanhol como língua estrangeira (E/LE): um estudo comparativo com alunos do Curso de Letras/Espanhol

Mizilene Kelly De Souza Bezerra

O tratamento das atividades de gramática no livro didático de Língua Portuguesa no Ensino Médio: uma análise funcionalista

Paula Regina Da Silva

Tendências do fenômeno da coalescência em construções da fala de remanescentes quilombolas de Portalegre do Brasil

Regiane Santos Cabral De Paiva

O lugar do texto literário nos programas de disciplinas de espanhol e as crenças dos professores

Rosangela Ferreira De Lima Souza

A análise linguística no livro didático de língua portuguesa do 9º ano: uma investigação funcionalista

Telma Patricia Nunes Chagas Almeida

O uso do tempo presente no português brasileiro: análise funcionalista

Thulho Cezar Santos De Siqueira

Sujeito e interdiscursividade em diários de bordo de alunos do IFRN: diálogos com a obra "Do Lado de Dentro do Canto da Sereia"

Zilda Maria Dutra Rocha

METADISCURSO MULTIMODAL DE VERBETES EM DICIONÁRIOS ESCOLARES DA LÍNGUA PORTUGUESA

 

Atualizado por: Zailton Pinheiro Guerra em 26/07/2017 (Setor para Contato: C.A. P.FERROS - Programa de Pós-Graduação )