PPGL


Conheça o PPGL

O Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) iniciou suas atividades em 10 de junho de 2008 e oferece os cursos de mestrado e de doutorado acadêmicos em Letras, ambos com Área de Concentração em “Estudos do Discurso e do Texto” e com três linhas de pesquisa: (i) Discurso, Memória e Identidade; (ii) Texto e Construção de Sentidos; e (iii) Texto Literário, Crítica e Cultura. O PPGL tem sua sede no Campus de Pau dos Ferros (CAPF), localizado na cidade de Pau dos Ferros, no Estado do Rio Grande do Norte (RN).

A UERN, IES responsável pelo PPGL, é uma universidade pública multicampi, com estruturas acadêmicas e administrativas em seis municípios do Rio Grande do Norte: Assu, Caicó, Mossoró, Natal, Patu e Pau dos Ferros. Em Mossoró, funciona a administração central da UERN, com reitoria, Pró-reitorias e órgãos complementares da gestão superior. A UERN atende a mais de 13.000 alunos de graduação e pós-graduação. No Campus de Pau dos Ferros, são ofertados regularmente nove cursos de graduação, quatro cursos de mestrado (Mestrado Acadêmico em Letras, Mestrado Profissional em Letras em Rede Nacional, Mestrado Acadêmico em Ensino e Mestrado Acadêmico em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido), um doutorado em Letras e um Doutorado Interinstitucional em Letras, tendo como instituição receptora, o Instituto Federal Sertão Pernambucano, além de cursos de especialização e de graduação, com ofertas especiais em programas como o do PARFOR (Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica) e outros.

O PPGL foi pensado e teve sua proposta pedagógica elaborada ao longo de alguns anos, com ações sistemáticas e articuladas entre professores da UERN, de diferentes campi e departamentos. As reuniões de planejamento e elaboração da proposta ocorreram entre outubro de 2005 e maio de 2007, período em que foi preenchido o APCN e enviado à CAPES.

Com a oferta do curso de Mestrado e de Doutorado em Letras, o PPGL da UERN tem o objetivo de formar profissionais capazes de compreender as práticas discursivas em diferentes esferas da comunicação humana, construindo conhecimentos, numa perspectiva interdisciplinar, acerca da construção dos sentidos e da relação discurso e sociedade, discurso e texto. O perfil do egresso formado nesses cursos deverá ser, portanto, o de um profissional capaz de compreender como se dá a construção de sentidos em práticas e campos discursivos diversos, e que possa analisar a produção, a organização, e a circulação de discursos e de textos, considerando as suas condições sócio históricas de produção, bem como conceber o texto como objeto de ensino-aprendizagem da língua, podendo atuar na pesquisa, no ensino e na produção científica na área dos estudos da linguagem.  

    


Últimas notícias

  • 228ª sessão de defesa de dissertação do PPGL. Discente: Jailma Pereira Martins. Data: 29 de setembro de 2020, início às 09h, pela Plataforma Google Meet. Ao entrar, DESLIGUE a Câmara de VÍDEO e a saída de SOM para não perturbar o ritual acadêmico. Link da defesa.
  • 227ª sessão de defesa de dissertação do PPGL. Discente: Larissa Yohara Gomes Pinto. Data: 25 de setembro de 2020, início às 14h30min, pela Plataforma Google Meet. Ao entrar, DESLIGUE a Câmara de VÍDEO e a saída de SOM para não perturbar o ritual acadêmico. Link da defesa.
  • Homologação de requerimentos de matrículas de alunos especiais do PPGL no semestre 2020.2. Confira o Edital.
  • 23ª sessão de defesa de tese do PPGL. Discente: Érica Tavares de Araújo. Data: 24 de setembro de 2020, início às 14h30min, pela Plataforma Google Meet. Ao entrar, DESLIGUE a Câmara de VÍDEO e a saída de SOM para não perturbar o ritual acadêmico. Link da defesa.
  • Convite para 227ª sessão de defesa de dissertação. Acesse o convite.
  • Convite para 23ª sessão de defesa de tese. Acesse o convite.
  • Adiamento da 227ª sessão de defesa de dissertação de mestrado. Discente: Jéssica Marissa Mendes da Silva Fernandes. Veja o INFORME do adiamento.
  • Matrícula Aluno Especial 2020.2. Confira o Edital.
  • 226ª sessão de defesa de dissertação do PPGL. Discente: Thalison Breno Alves da Silva. Data: 11 de setembro de 2020, início às 14h, pela Plataforma Google Meet. Ao entrar, DESLIGUE a Câmara de VÍDEO e a saída de SOM para não perturbar o ritual acadêmico. Link da defesa.
  • Convite para 226ª sessão de defesa de dissertação. Acesse o convite.
  • Homologação de requerimentos de matrículas de alunos especiais do Dinter PPGL UERN/IFSertão-PE. Confira o Edital.
  • Matrículas 2020.2 (Alunos Regulares): retificação do Edital nº 023 2020. Confira o Aditivo.
  • Matrículas 2020.2 (Alunos Regulares). Confira o Edital.
  • Evento: Oficina “Conhecendo o método de revisão de literatura”. Ministrante: Profa. Dra. Diana Paula de Souza Rego Pinto Carvalho (PPGE/UERN). Veja o cartaz. Data e horário: 28 de agosto de 2020, das 15h às 17h. Certificados de participação.

  

.

       

 calendário_2

 chamadaPublicacao_2
qualificacao_3

Defesas_3

Prazos_Qualficação_defesa

ConselhoEticaSIGAA

 


PPGL nas redes sociais

 
 faceINSTA
  

Cronograma de aulas - Semestre letivo 2020.2

quadro_de_horario_2020.2.


 


Programa de Pós-Graduação em Letras
Campus Avançado da UERN em Pau dos Ferros 
BR 405, KM 153, Bairro Arizona, CEP: 59900-000, Pau dos Ferros/RN
Telefone: (84) 3351 2560
Fax: (84) 3351 3909
E-mail: ppgl.pferros@uern.br

contador de visitas gratis
 Apoio:           Links úteis:        
capes Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte  banco do nordeste   

  

  Universidade do Estado do Rio Grande do Norte Pró-Reitoria de Pós-Graduação  Períodicos Capes Financiadora de Estudos e Projetos scielo  cnpq 

Atualizado por: Cyron Rodrigo Dias da Silva em 28/09/2020 (Setor para Contato: C.A. P.FERROS - Programa de Pós-Graduação )