Qualificação


 

 

A qualificação é uma das exigências para a obtenção do título de mestre/doutor (art. 84, 85) e um dos pré-requisitos para a defesa da dissertação/tese (art. 66, 77). Deve ser realizada até o término do 3º semestre para o Mestrado e do 6º semestre para o Doutorado (art. 66, 67). Nela, o discente defenderá seu projeto definitivo de dissertação/tese, que deverá conter (art. 70):

» Título, ainda que provisório;
» Delimitação do problema a ser estudado;
» Justificativa;
» Objetivos do trabalho;
» Metodologia;
» Plano de trabalho e cronograma de sua execução;
» Sumário da dissertação ou da tese;
» No mínimo um capítulo redigido e prospectos dos outros capítulos para os alunos do Mestrado;
» No mínimo dois capítulos redigidos e prospectos dos outros capítulos para os alunos do Doutorado;
» Relação das referências consultadas;
» Estimativa de despesas, quando couber.

A banca avaliadora será composta por três professores do programa, podendo, a critério do orientador e mediante aprovação do conselho administrativo, um dos membros ser externo ao programa, o orientador sempre será o presidente da banca e deverá ser indicado um suplente (art. 69). O discente terá 30 (trinta) minutos para a exposição de seu projeto de dissertação/tese e lhe será atribuída nota de 0 (zero) a 10,0 (dez), sendo 7,0 (sete) a nota mínima para aprovação. Caso haja reprovação, ocorrerá nova qualificação dentro do prazo estabelecido pela banca e, reincindindo a reprovação, o discente será desligado do programa (art. 71, 73).

Para a realização da banca, o orientador/discente deverá enviar à secretaria do programa a solicitação de banca de qualificação (formulário próprio), com antecedência de pelo menos 48 (quarenta e oito) horas do depósito (art. 68). Neste, o discente entregará na secretaria do PPGL 04 (quatro) cópias do projeto definitivo de dissertação/tese, devendo ocorrer no mínimo 15 (quinze) dias antes da qualificação para o mestrado e 30 (trinta) dias antes da qualificação para o doutorado. Caso haja a participação de examinador externo ao programa, o prazo de depósito deve ser de 30 (trinta) dias antes da qualificação tanto para o doutorado quanto para o mestrado, cabendo ao discente/orientador a entrega da cópia referente ao examinador externo (art. 69).

Após a qualificação, o discente terá 30 (trinta) dias para entregar uma cópia digital (CD) do projeto definitivo de dissertação/tese à secretaria do PPGL, para compôr parte do banco de dados do programa (art. 72).

 


Atualizado por: Ricardo Soares Abrantes em 05/08/2016 (Setor para Contato: C.A. P.FERROS - Diretoria do Campus Avançado de Pau dos Ferros )