Defesa de Dissertação


 

 

A defesa da dissertação é uma das exigências para que o aluno obtenha o título de mestre (art. 74). Para realizar a defesa, o discente precisa ter cumprido as seguintes etapas (art. 77):

» Integralizar todos os 24 (vinte e quatro) créditos;
» Comprovar a aprovação em exame de proficiência em uma língua estrangeira;
» Ser aprovado no exame de qualificação do projeto de dissertação;
» Comprovar a publicação de 1 (um) artigo relacionado com a temática de sua dissertação, em anais de eventos nacionais ou internacionais, períodicos ou capítulos de livro.
» Realizar o estágio de docência, para alunos que foram bolsistas no programa (art. 55).

A banca é composta por 3 (três) professores doutores, sendo um presidente, um examinador externo e um examinador interno. O orientador é membro nato e presidente da banca, o examinador externo não pertence ao corpo docente do PPGL nem ao quadro efetivo da UERN. Também deve ser indicado pelo menos um suplente (art. 78).

O orientador deve informar a composição da banca através de formulário próprio (clique aqui), no qual constam os dados necessários para emissão de diárias e solicitação de transporte, com no minimo 72 (setenta e duas) horas de antecedência ao depósito das cópias da dissertação que será defendida (art. 77). O depósito deve ser efetuado pelo menos 30 (trinta) dias antes da data marcada para a defesa. São depositadas 4 (quatro) cópias, uma para cada membro da banca, cabendo ao discente a entrega da cópia referente ao examinador externo. Em casos especiais, a critério do orientador, poderão ser enviadas cópias em formato .pdf aos membros da banca, ou o aluno poderá realizar a entrega dos exemplares a todos os membros, tornando desnecessário o depósito na secretaria do PPGL.

O aluno terá até 30 (trinta) minutos para a defesa de seu trabalho, e cada examinador terá 30 (trinta) minutos para a arguição, podendo estes ser modificados a critério do presidente da banca. Após a defesa e as arguições, a banca se reunirá em sessão fechada onde decidirá pela aprovação ou não do aluno, atribuindo-lhe os conceitos Aprovado ou Reprovado. O aluno reprovado poderá, conforme deliberação do Conselho Administrativo, ser desligado do curso (art. 53, 80, 81)

É importante que o aluno atente em colher as assinaturas da banca para a folha de aprovação no momento logo após a aprovação, principalmente quando não há contato com o professor que assumiu a função de examinador externo.

Após a defesa o discente terá 60 (sessenta) dias para preparar a versão final, com as correções sugeridas pela banca, e entregar à secretaria do PPGL 2 (duas) cópias impressas e encadernadas em capa dura (brochuras) e 4 (quatro) Cd's gravados com cópia em arquivo no formato .pdf (art. 82).

Após cumprido o depósito final, o discente poderá solicitar seu diploma, entregando comprovante de quitação de empréstimos com a biblioteca (nada conta), cópia de documento de identidade, cópia do CPF e assinando formulário específico na secretaria do PPGL.


Atualizado por: Ricardo Soares Abrantes em 04/04/2017 (Setor para Contato: C.A. P.FERROS - Diretoria do Campus Avançado de Pau dos Ferros )