Projetos em Andamento


 

PROJETOS DE PESQUISA

 


Linha 1


A Química dos Produtos Naturais e o ensino de Química Orgânica

 

A utilização de atividades experimentais integradas a ambientes virtuais no ensino/aprendizagem de ciências exatas

 

Laboratório de ciências: interligando saberes na sala de aula utilizando materiais de baixo custo

 

Objetos de aprendizagem e suas relações com o ensino-aprendizagem

  

Origami como ação facilitadora para o ensino e a aprendizagem de ciências exatas

 

O uso de mapas conceituais no ensino de física: possibilidade de avaliação de conceitos relacionados à física apresentados por alunos de escolas públicas do RN

 

Pequenos vigilantes: educação e segurança alimentar começam dentro da escola        

 

Saberes que brotam da terra: a dimensão educativa da agroecologia e possibilidades de repercussão no espaço escolar camponês

  


Linha 2


A construção didática do saber geográfico e os desafios da multiculturalidade: um olhar sobre a atuação do PIBID Geografia do CAMEAM/UERN      

 

A construção de conceitos espaciais nas aulas de Geografia em escolas públicas de Pau dos Ferros-RN: O Ensino Fundamental

 

A Geografia que se ensina na educação básica do Alto Oeste Potiguar-RN: um perfil do Ensino Fundamental  

               

A Sociologia e a Filosofia nos diferentes modelos de escola e de currículo no Ensino Médio        

  

Ensino de História como espaço de aprendizagem da interpretação de textos e desenvolvimento da consciência histórica crítica dos educandos   

 

Estudo fenomenológico da educação, criminalidade e direito

 

Feiras de ciências e educação científica: mecanismos de visibilidade no âmbito da popularização da ciência      

 

Os registros da aprendizagem como norteadores da prática pedagógica: da fundamentação teórica à elaboração de propostas

 

Reconhecimento social e sucesso escolar de alunos de origem popular: por uma sociologia do improvável       

 


Linha 3


As práticas de leitura em espaço escolares e não escolares e os modos de ler dos sujeitos       

 

A questão da responsabilidade enunciativa e o ensino de línguas

 

Multiletramentos no ensino de línguas: foco no letramento multimodal crítico               

 

O processo de mediação docente e práticas inclusivas

 

Os gêneros do discurso e suas contribuições para o ensino de língua materna: um estudo em perspectiva dialógica    

 

Os usos das tecnologias da comunicação e informação no ensino de Língua Portuguesa: estudo com base em discursos de professores e alunos da Educação Básica           

           

Tecnologias digitais, material didático, leitura e produção de textos no ensino de línguas: foco nas crenças, experiências e abordagens 

 


 

PROJETOS DE EXTENSÃO 

  


Linha 2 


Feiras de ciências do oeste potiguar  

 


Linha 3

Programa BALE - Biblioteca Ambulante e Literatura nas Escolas 

 


Atualizado por: Francisco Renato da Silva Santos em 16/07/2018 (Setor para Contato: C.A. P.FERROS - Diretoria do Campus Avançado de Pau dos Ferros )