Processo Seletivo


Aluno regular do PPGE

Os processos seletivos de alunos para o mestrado no PPGE são realizados anualmente e são regidos por editais específicos. O edital para aluno regular é publicado, geralmente, no final do ano anterior à realização das etapas do processo seletivo.

O edital apresenta as etapas do processo seletivo e as normas específicas para cada etapa de avaliação. O processo de seleção como aluno regular envolve as seguintes etapas: prova escrita, avaliação de projeto de pesquisa, entrevista e análise de currículo.

O candidato deve, no ato de inscrição na seleção, apresentar um projeto de pesquisa (as instruções específicas para elaboração do projeto são publicadas no edital).

As vagas são distribuídas por linhas de pesquisa e docentes já na seleção, conforme regras estabelecidas pelo Colegiado do Programa.

Os editais de seleção sempre contam com regra de exigência de conhecimento de língua estrangeira. Sendo assim, os candidatos precisam comprovar proficiência em língua estrangeira até o final do primeiro semestre do curso.

Podem se inscrever no processo seletivo regular do PPGE: i) portadores de diploma de graduação em cursos de licenciatura, obtido em instituições reconhecidas pelo MEC; ii) portadores de diploma de outros cursos de nível superior, credenciados pelo Conselho Nacional de Educação, que, segundo avaliação do Programa, atendam aos objetivos do Curso; iii) portadores de diploma de graduação de instituições estrangeiras, que, segundo avaliação do Programa e em conformidade com as leis brasileiras, atendam aos objetivos do Curso.

O ingresso no programa é anual, com o ano letivo dividido em dois semestres. As aulas do primeiro semestre começam, geralmente, em abril ou maio.

Mais detalhes podem ser consultados nos editais específicos, disponíveis nesta página.

 

Aluno especial

Com base em decisão do Colegiado do Programa, podem ser lançados, antes do início dos semestres letivos, editais para processos seletivos de Alunos Especiais para cursar disciplinas no mestrado no PPGE.

Alunos Especiais são caracterizados como aqueles que não estão vinculados como alunos regulares do PPGE.

Nesses editais seletivos, estão dispostas as disciplinas que poderão ser cursadas pelos Alunos Especiais, o número de vagas disponíveis para essa categoria de discentes, bem como os critérios relativos ao processo de seleção de candidatos.

Mais detalhes podem ser consultados nos editais específicos, disponíveis nesta página.


Atualizado por: Cyron Rodrigo Dias da Silva em 11/01/2021 (Setor para Contato: C.A. P.FERROS - Programa de Pós-Graduação )