Autoavaliação do PPGE
Com o objetivo de atender a demanda do sistema institucional da CAPES, bem como colocar a comunidade acadêmica do PPGE em um processo de reflexão permanente frente a sua missão científica e compromisso social, buscamos desenvolver uma autoavaliação formativa com o firme propósito de promover a contínua melhoria da qualidade e do desempenho do programa.
O objetivo geral da autoavaliação no âmbito do PPGE é “implantar um programa de autoavaliação de desempenho para os setores e segmentos do PPGE que evidencie fragilidades e potencialidades significativas, de modo a estabelecer um planejamento estratégico a curto, médio e longo prazos”. Como objetivos específicos foram estabelecidos os seguintes:
i) Desenvolver uma autoavaliação formativa que promova a contínua melhoria da qualidade e do desempenho do PPGE;
ii) Implementar a autoavaliação como uma prática cultural inerente ao cotidiano do PPGE, estimulando a sua regularidade, acompanhamento contínuo e participação de todos os envolvidos nas instâncias e segmentos do PPGE;
iii) Sensibilizar a comunidade acadêmica sobre a necessidade de envolvimento de todos os segmentos no processo de avaliação;
iv) Conceber a autoavaliação como um mecanismo para contribuir com o planejamento estratégico do programa.
Para atingir esses objetivos, a primeira tarefa do PPGE foi a constituição da Comissão de Autoavaliação, em reunião do Colegiado, formada por docentes, discentes, egresso e técnico administrativo:
COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PPGE (Nomeada pela Portaria 005/2019 – PPGE/CAMEAM/UERN) |
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Profa. Dra. Simone Cabral Marinho dos Santos - Presidente |
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Profa. Dra. Sheyla Maria Fontenele Macedo - Membro Docente |
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Profa. Dra. Diana Maria Leite Lopes Saldanha - Membro Docente |
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Discente Cícero Otávio de Lima Paiva - Membro Discente |
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Discente Francisco Reginaldo Linhares - Membro Discente |
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Discente Taysa Kelly da Silva - Membro Discente |
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Profª Ms. Marília Cavalcante de Freitas Moreira - Egressa |
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Secretário Francisco Renato da Silva Santos - Membro Técnico |
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Essa comissão assumiu como atividades elaborar o plano de ação, definir os procedimentos metodológicos e coordenar a pesquisa de campo, por meio da coleta, tabulação, análise e publicização os dados coletados. Ela foi encarregada de conduzir o trabalho considerando as seguintes etapas da metodologia de autoavaliação: preparação, implementação, divulgação, uso dos resultados e meta-avaliação (avaliar a sistemática da avaliação) (CAPES, 2019).
O Plano de ação elaborado pela comissão tem como princípios a gestão democrática, a participação, o diálogo, a legitimidade e a visibilidade. As dimensões de avaliação propostas abrangem: Formação, Produção e Atuação profissional (docente, discente, egresso, técnico-administrativo), Gestão e Infraestrutura. A autoavaliação assim concebida permite que docente, discente, egresso e técnico-administrativo avaliem individualmente tais dimensões, ao mesmo tempo que se autoavaliam nesse processo. A informação recolhida nesse processo permitirá uma reflexão sobre os resultados obtidos e gerar um repertório operativo que deverá levar à tomada de decisões do programa.
CRONOGRAMA DE REUNIÕES DA COMISSÃO DE AUTOAVALIAÇÃO DO PPGE (2019-2020)
Para mais informações veja os documentos a seguir:
Portaria nº 005-2019 - Comissão de Autoavaliação do PPGE
Autoavaliação de Programas de Pós-Graduação: Grupo de Trabalho
Atualizado por: Cyron Rodrigo Dias da Silva em 08/12/2020 (Setor para Contato: C.A. P.FERROS - Programa de Pós-Graduação )