Linhas de Pesquisa


 

1. DIAGNÓSTICO E CONSERVAÇÃO AMBIENTAL

A linha aborda estudos de diagnóstico e monitoramento dos recursos naturais, e avaliação dos efeitos causados pela atividade humana sobre o ambiente, gerando dados que irão subsidiar a sua recuperação e uso sustentável. As áreas de pesquisa envolvendo essa linha e seus respectivos professores são:

 

Área de Atuação Descrição Docentes Responsáveis
Diagnóstico e Monitoramento Ambiental, com Ênfase nos Aspectos Físicos, químicos e Biológicos As pesquisas abordam o diagnóstico e o monitoramento de recursos naturais (biótico e abiótico), através de análises laboratoriais e de campo, de forma a definir sua composição e, consequentemente, os efeitos que seus constituintes podem causar ao ambiente e à vida, bem como através de estudos que permitam determinar a diversidade e as áreas de ocorrência de espécies biológicas, tais como peixes e plantas nativas da região, com vistas ao seu uso sustentável. Profª. Drª. Danielle Peretti
Prof. Dr. Luiz Di Souza
Prof. Dr. Ramiro Gustavo Valera Camacho
Profª. Drª. Suely Souza Leal de Castro

Educação Ambiental e Reciclagem de Resíduos

 

As atividades abordam a relação entre a necessidade de reciclagem de resíduos sólidos e a educação ambiental. O objetivo é detectar os problemas envolvidos na deposição inadequada dos resíduos, na falta de saneamento básico, no descumprimento de leis, etc..., fornecer subsídios ao poder público e à própria sociedade para as consequências destes atos e propor soluções que minimizem estes problemas.

Prof. Dr. Luiz Di Souza
Prof. Dr. Ramiro Gustavo Valera Camacho
Profa. Dra. Anne Gabriella Dias Santos
Prof. Dr. Vinícius Patrício da Silva Caldeira

Recuperação de Áreas Degradadas

Processos de formação de áreas degradadas e agentes de degradação. Caracterização e diagnóstico de áreas degradadas. Reabilitação, reposição, restauração, recuperação. Regeneração natural. Técnicas de recuperação envolvendo medidas físicas, biológicas e físico-biológicas. Planejamento para Recuperação de Áreas Degradadas. Práticas vegetativas para o controle da erosão e recuperação de áreas degradadas. Estratégias de recuperação com enfoque holístico.

Prof. Dr. Ramiro Gustavo Valera Camacho

Zoneamento Ambiental

Análise, numa perspectiva temporal e espacial, dos processos antrópicos imprescindíveis para o entendimento da organização do espaço e suas transformações nas diversas escalas geográficas. Metodologias de zoneamento ambiental. Zoneamento ecológico-econômico.

Prof. Dr. Alfredo Marcelo Grigio

Ecologia da Paisagem

Análise da estrutura, fragmentação e mudanças de paisagem. Técnicas e dados de sensoriamento remoto e geoprocessamento para análise da estrutura, fragmentação e mudanças de paisagem. Impactos de fragmentação/alteração dos ecossistemas naturais.

Prof. Dr. Alfredo Marcelo Grigio

Planejamento e Gestão Ambiental

Análise ambiental aplicada ao planejamento e a gestão dos recursos naturais; diagnósticos de áreas de risco e vulnerabilidade socioambiental; educação Ambiental aplicada à conservação e o manejo dos recursos naturais.

Profª. Drª. Márcia Regina Farias da Silva

Ecologia Aplicada, com ênfase em Ambiente e Sociedade
Estudos urbanos e rurais que tratem de questões relacionadas a risco e a vulnerabilidade socioambiental, com vista a gestão ambiental, bem como estudos relacionados com o modo de vida de populações tradicionais e seu convívio em diferentes ecossistemas, etnoconhecimento e conservação ambiental. Profª. Drª. Márcia Regina Farias da Silva
Gestão Ambiental de Recursos Naturais, com ênfase em Recursos Hídricos e Agroecossistemas
 
Estudos relacionados ao planejamento e a gestão de bacias hidrográficas, tecnologias sociais de uso e manejo dos recursos hídricos e convívio sustentável no semiárido; estudos com agroecossistemas envolvendo a agricultura familiar e a produção em quintais domésticos como alternativa a produção de alimentos, visando a conservação ambiental e a segurança alimentar e nutricional.  Profª. Drª. Márcia Regina Farias da Silva


Ecologia de Ambientes Aquáticos com Ênfase em Ecologia Trófica de Peixes

Esta linha de trabalho consiste em estudos sobre os ecossistemas aquáticos dulcícolas como rios, riachos, lagoas, reservatórios e planície de inundação, buscando entender a estruturação e o funcionamento dos mesmos. As atividades consistem na investigação da dieta das espécies, identificação do hábito alimentar e da estrutura trófica dos diferentes habitat e na análise morfológica dos peixes.

Profª. Drª. Danielle Peretti

Sistemas ambientais e planejamento

Aplicação da abordagem sistêmica nos estudos ambientais, visando reconhecer os processos naturais e as interferências antrópicas na dinâmica das paisagens. Avaliação do estado de conservação e da dinâmica ambiental em áreas litorâneas e semiáridas. Aplicação dos conhecimentos na proposição de alternativas de conservação da natureza como a instituição de unidades de conservação, zoneamentos ambientais e urbanos e planejamento e gestão de bacias hidrográficas.

Prof. Dr. Rodrigo Guimarães de Carvalho

Diagnóstico e Monitoramento Ambiental, com Ênfase nos Aspectos Físicos, Químicos e Biológicos em Ambientes Marinhos

Prof. Dr. Flavio José de Lima Silva

Caraterização da Biodiversidade, Ecologia e Contexto Paleloambiental de Biotas Pretéritas, com Ênfase em Vertebrados do Quaternário

Determinação da composição taxonômica de assembleias fossilíferas e suas implicações ecológicas, biogeográficas e biocronológicas; reconstrução da ecológica de espécies e biotas pretéritas e seus respectivos contextos paleoambientais, especialmente durante o período Quaternário, através do reconhecimento e interpretação de feições tafonômicas em fósseis (incluindo caracterização do contexto geológico em campo, inspeções macroscópicas em laboratório e análises físicas microestruturais) e outros métodos paleoecológicos.

Prof. Dr. Kléberson de Oliveira Porpino

Análise de Áreas Protegidas
Estudos ambientais integrados visando a delimitação e caracterização de espaços com potencial para a criação de Unidades de Conservação; Análise ambiental e gestão de Unidades de Conservação já instituídas; Estudos de ordenamento do uso do solo e Zoneamento Ambiental em Unidades de Conservação. Prof. Dr. Rodrigo Guimarães de Carvalho
Gestão Integrada da Zona Costeira
Dinâmica socioambiental da Zona Costeira; Indicadores socioeconômicos e ambientais para o monitoramento da Zona Costeira emersa; Impactos ambientais de empreendimentos na Zona Costeira; Zoneamento Ecológico-Econômico da Zona Costeira. Prof. Dr. Rodrigo Guimarães de Carvalho

 

2. TECNOLOGIA AMBIENTAL

A linha aborda o estudo e o desenvolvimento de tecnologias ambientais que possam ser utilizadas no diagnóstico e monitoramento ambiental, nas práticas de conservação e na aplicabilidade sustentável dos recursos naturais. As áreas de pesquisa envolvendo essa linha e seus respectivos professores são:

Área de Atuação Descrição Docentes Responsáveis

Desenvolvimento e Análise da Qualidade de Biocombustíveis

A pesquisa aborda a caracterização de óleos vegetais obtidos de matérias alternativas, principalmente as que sejam viáveis no semi-árido e ainda não exploradas na produção de biodiesel, e sua caracterização de acordo com os padrões recomendados pela ANP. Também atua no desenvolvimento e otimização de novos catalisadores para a produção de biodiesel e reuso de seus subprodutos.

Prof. Dr. Luiz Di Souza
Profa. Dra. Anne Gabriella Dias Santos
Prof. Dr. Vinícius Patrício da Silva Caldeira

Degradação de Contaminantes Emergentes e Tratamento de Águas e Efluentes

As pesquisas abordam estudos de desenvolvimento de metodologias de degradação de contaminantes provenientes das atividades econômicas realizadas na região e de tratamento de efluentes, domésticos e industriais, os quais, geralmente têm como destino final os recursos hídricos. Os estudos são realizados sob a ótica da sustentabilidade ambiental, os quais têm como base a caracterização química dos efluentes, o processo de degradação eletroquímica utilizando amostras sintéticas e a aplicação no tratamento das matrizes ambientais.

Profª. Drª. Janete Jane Fernandes Alves
Profª. Drª. Suely Souza Leal de Castro

Metodologias Eletroanalíticas para a Determinação de Moléculas de Relevância Ambiental As pesquisas abordam estudos de desenvolvimento de metodologias analíticas simples, rápidas e de baixos custos para a determinação de compostos de importância ambiental. Os estudos envolvem a construção de eletrodos modificados, com o confinamento de sistemas orgânicos e inorgânicos na superfície de eletrodos, bem como o uso de eletrodos de diamante dopado com boro, com vistas ao desenvolvimento de sensores eletroquímicos com potencialidade para aplicações em matrizes ambientais. Profª. Drª. Janete Jane Fernandes Alves
Profª. Drª. Suely Souza Leal de Castro

Fisiologia Vegetal e Propagação de Plantas

Fisiologia do estresse (hídrico e salino) e sua relação com a produção de metabólitos secundários;
Propagação vegetativa de plantas (estaquia e cultura de tecidos vegetais).
Profª. Drª. Cynthia Cavalcanti de Albuquerque 

Catálise Heterogênea

As pesquisas abordam o desenvolvimento e otimização de catalisadores heterogêneos aplicados em processos industriais visando a preservação do meio ambiente. Avaliação das propriedades fisíco-químicas dos catalisadores direcionando suas características estruturais de acordo com cada aplicação. Foco principal no desenvolvimento de novos catalisadores heterogêneos, que tanto em seus procedimentos de síntese como no processo industrial aplicado empregue o mínimo possível de reativos que contaminem e degradem o meio ambiente. Profa. Dra. Anne Gabriella Dias Santos
Prof. Dr. Vinícius Patrício da Silva Caldeira

 

 

 


Atualizado por: Thiago Mendes Fernandes em 19/03/2019 (Setor para Contato: FANAT - Programa de Pós-Graduação )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | propeg@uern.br | (84)3315-2176
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^