Ementas


Disciplinas Obrigatórias

  • Ensino e Interdisciplinaridade na Escola Pública

Perspectivas de ensino: teorias e metodologias. Concepções de aprendizagem e as diferentes visões epistemológicas de Ciência, Ensino (inter)disciplinar e tecnologias: a construção do conhecimento e a acomodação dos saberes em campos disciplinares. Diálogo entre saberes: Ciências Humanas e Sociais, Ciências Exatas, Estudos Linguísticos e Literários, imagens e linguagens artísticas. A redefinição de paradigmas e as novas fronteiras entre saberes. Prática, pesquisa e formação docente: escola, contexto tecnológico e possibilidades interdisciplinares.

  • Pesquisa em Ensino

Compreensão dos pressupostos teóricos da investigação científica. O trabalho da investigação científica e a interdisciplinaridade. Ensino e pesquisa na formação docente. Perspectivas históricas das pesquisas qualitativa e quantitativa. Características e análise comparativa entre distintos métodos e técnicas de pesquisa qualitativa. Legitimidade nas investigações em Ensino, tecnologias e interdisciplinaridade. Análises e interpretação de dados em pesquisas. Possibilidades de pesquisa na escola pública: objetos, metodologias, abordagens.

  • Ciências Humanas e Sociais: Ensino aprendizagem na escola

Ensino de humanidades: livro didático, fontes e princípios. Tecnologias, múltiplas linguagens e o processo ensino-aprendizagem nas ciências humanas e sociais. Sociedade tecnológica, culturas, escola e saberes: relação entre local e o global. As ciências humanas e sociais e a construção da interdisciplinaridade. A construção do conhecimento no espaço da escola pública. Conhecimento e a relação com o saber construído na relação docente/discente/contexto escolar. Conteúdos, currículo e avaliação: as possibilidades de inovação na escola pública.

  • Ensino de Linguagens na Escola

Relação linguagem, arte, cultura, sujeito e ensino. A escrita como produção social. Práticas discursivas e alfabetização na escola. O texto literário na escola. História das principais correntes linguísticas: linguística e ensino. Tecnologia e ensino: produção de material didático na área de Artes, Língua e Literatura. A Linguística aplicada ao ensino de língua: teoria e aplicação. Linguagens e tecnologias. Diferentes linguagens verbais (fala e escrita), visuais (artes plásticas) e audiovisuais (cinema e televisão) que dão forma à Educação cultural e escolar.

  • Ensino de Ciências Naturais e Tecnologias: ensino aprendizagem na escola

A didática das ciências naturais e das tecnologias enquanto campo autônomo de conhecimentos. Teorias da aprendizagem: Ensino Tradicional de Ciências e Tecnologia, Aprendizagem Significativa, Mudança conceitual, Aprendizagem como processamento de informação. Uso de modelos e analogias. História e Filosofia da Ciência e da Tecnologia no Ensino. A formação de conceitos científicos e conhecimentos tecnológicos. Modelos de Formação em Cursos de Engenharia.

Disciplinas Optativas

  • Ciência, Tecnologia e Sociedade

Origem e repercussão do movimento Ciência-Tecnologia-Sociedade-Ambiente (CTSA), enquanto campo de pesquisa e ação política. Discussão sobre as relações CTSA e suas consequências para o ensino de ciências naturais, humanas e tecnologias. Análise de materiais didáticos e propostas curriculares com enfoque CTSA. Elaboração de projetos CTS para o ensino de ciências naturais, humanas e tecnologias.

  • Tópicos Especiais II – O Ensino e as Imagens: teorias e abordagens interdisciplinares

As imagens não são apenas ilustrações. Elas transmitem e retransmitem saberes, por isso são analisadas sob o crivo das teorias e das perspectivas epistemológicas que cercam as diversas disciplinas. Portanto abordará os temas centrais: Estatutos e função da imagem em diferentes áreas de conhecimento; abordagens teórico-metodológicas para a decodificação de imagens no âmbito dos estudos e pesquisas interdisciplinares; Imagens como linguagens textuais; Imagens como fontes de Pesquisa; A cultura visual como expressão e saberes; Imagens e suas acepções: nos livros didáticos, no cinema, na TV, nos corpos.

  • Tópicos Especiais II - Currículo, tecnologias e disciplina(s): pensando a escola na sociedade contemporânea

Currículo, normas, livro didático e sujeitos escolares. Direitos, violência/indisciplina e contexto escolar. Tecnologias e práticas educacionais inovadoras. Metodologias de ensino e possibilidades de aprendizagem significativas.

  • Pesquisa, Narrativa e Ensino

Breve histórico e visão contemporânea da Pesquisa Narrativa. Conceituação, domínio e terminologias específicas. A Pesquisa Narrativa e sua relação com as diferentes orientações teóricas e vertentes metodológicas de pesquisas desenvolvidas sobre identidade profissional e ensino por meio de narrativas orais e/ou escritas.


Atualizado por: Adna Raquel de Morais Barreto em 03/06/2019 (Setor para Contato: FALA - Diretoria da FALA )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59633-010 | posensino@mestrado.uern.br | (84) 3315-2173
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^