Área de Concentração


 

A área de concentração do Programa de Pós-Graduação em Educação (POSEDUC) da UERN dá ênfase aos Processos Formativos em Contextos Locais.
Em primeiro lugar, processos formativos abrangem o campo da educação formal, consagrada através do ensino; da educação não-formal, caracterizada pela flexibilidade em relação aos programas e às iniciativas; e da educação informal, representada pelas inúmeras possibilidades de se constatar situações educativas. Em segundo, contextos locais não passam pela mera agregação geográfica, o que os levaria a ser confundidos com a esfera regional, incorrendo-se na esteira do localismo por si mesmo, mas instâncias que abrem perspectivas para o conhecimento que estabelece relações com as múltiplas determinações de uma determinada realidade. Os contextos locais não se circunscrevem apenas ao local enquanto espaço geográfico de uma cidade, por exemplo, mas são referências que podem variar em suas escalas. Todavia, os contextos locais podem referir-se ao que particularizam as cidades, as regiões, o país.

 

LINHAS DE PESQUISA

FORMAÇÃO HUMANA E DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOCENTE

DESCRIÇÃO

DOCENTES RESPONSÁVEIS

Estudos da constituição subjetiva dos atores sociais, suas práticas, suas memórias. A formação docente e suas práticas em espaços de ensino (Educação Básica e Ensino Superior), nas diversas áreas de conhecimento, bem como em outros espaços sociais que demandam práticas formativas. O desenvolvimento profissional docente e seus processos de profissionalidade e profissionalização.

Araceli Sobreira  Benevides
Júlio Ribeiro Soares
Maria Antônia Teixeira da Costa
Maria da Conceição de Lima Andrade

Mayra Rodrigues Fernandes Ribeiro
Sílvia Maria Costa Barbosa

 

POLÍTICAS E GESTÃO DA EDUCAÇÃO

DESCRIÇÃO

DOCENTES RESPONSÁVEIS

Estudos das políticas educacionais no âmbito Federal, estaduais e municipais, bem como nos diferentes níveis e modalidades de ensino.  A gestão das instituições e dos Sistemas de Ensino, as práticas profissionais, a construção dos movimentos locais que buscam aprimorar os canais da democracia participativa e da cidadania em nosso país.

Arilene Maria Soares de Medeiros
Francisca de Fátima Araújo Oliveira
Gilson Ricardo de Medeiros Pereira
Ivonaldo Neres Leite

Joaquim Gonçalves Barbosa

Maria Edgleuma de Andrade

 

 PRÁTICAS EDUCATIVAS, CULTURA, DIVERSIDADE E INCLUSÃO

DESCRIÇÃO

DOCENTES RESPONSÁVEIS

A linha discute sobre o estatuto do outro, em seus processos de (auto) formação e práticas educativas centradas na pluralidade e consciência da diversidade humana na pesquisa e na formação de sujeitos em espaços educativos. As pesquisas vinculadas nesta linha elegem, como objeto de análise, a produção histórica da cultura, as (auto) biografias, as identidades e memórias, a educação especial/inclusiva e o lugar da diversidade como espaços de produção de saberes e práticas em espaços formais, e não formais, com ensejo à inclusão no espaço escolar/acadêmico/comunidades/ social.

Ana Lúcia Oliveira Aguiar 

Giovana Carla Cardoso Amorim

Normândia de Farias Mesquita Medeiros


Atualizado por: Adiza Cristiane Avelino Bezerra em 01/09/2017 (Setor para Contato: FE - Programa de Pós-Graduação )

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