II ERESPP Semiárido



O 2º ENCONTRO REGIONAL DE SUSTENTABILIDADE E POLÍTICAS PÚBLICAS: saúde, educação e interdisciplinaridade para o desenvolvimento no Semiárido (2º ERESPP-SEMIÁRIDO) agora versa sobre a possibilidade de discutir, analisar e divulgar pesquisas nas áreas de planejamento urbano e regional, focalizando principalmente a sustentabilidade e as propostas de políticas públicas pela perspectiva da saúde, da educação e do conhecimento interdisciplinar para o desenvolvimento do Semiárido brasileiro. O referido encontro proporcionará trocas de saberes/conhecimentos/experiências entre pesquisadores regionais, como também, a integração entre a graduação e a pós-graduação e demais esferas da educação; estimulando-os na busca de novos referenciais relativos à sustentabilidade regional e seus impactos na melhoria da qualidade de vida das pessoas residentes no Semiárido.
 
A primeira edição do evento versou sobre recursos hídricos e programas sociais no Semiárido. Já nesta segunda edição, o evento busca sua consolidação, ampliando seus campos de debate, perfazendo-os plural tal como o contexto semiárido. O ERESPP prontifica-se, pois, na promoção de um espaço de diálogo sobre a sustentabilidade da região semiárida por meio de reflexões das formas de bem estar regional, a partir das dinâmicas proporcionadas pelo fortalecimento das políticas públicas, nesse caso, focando nas políticas de saúde e de educação e as possibilidades de seu fortalecimento por uma visão territorial e interdisciplinar para o desenvolvimento das pessoas e das regiões.
 
Ressaltamos que, através do Campus da UERN em Pau dos Ferros-RN, o Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (PLANDITES) busca se consolidar como uma referência institucional que visa contribuir nas respostas e subsídios acadêmicos, técnicos e de inovação às esferas governamentais e à sociedade nos caminhos para o planejamento e o alcance do desenvolvimento territorial local sustentável.
 
PÚBLICO ALVO 
 
O evento destina-se a pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, bem como a profissionais da educação em geral e àqueles da área de saúde e de educação. Para esses profissionais há a necessidade de compreender as dinâmicas territoriais do semiárido e nela intervir, através da construção de subsídios para a interpretação da dinâmica urbano-regional interiorizada, bem como na concepção, formulação, implementação e avaliação de políticas públicas, numa efetiva interação e articulação com outras áreas do conhecimento, com IES e demais instituições.
 
Para tanto, serão oportunizadas Conferências e Grupos de Trabalho que tenham como foco as políticas públicas de desenvolvimento sustentável relacionada às dinâmicas no território do semiárido, a partir de ações inovadoras voltadas ao processo de planejamento e de ordenamento desse território.

Atualizado por: Luciano Dias Delfino em 28/09/2018 (Setor para Contato: C.A. P.FERROS - Programa de Pós-Graduação )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Avançado de Pau dos Ferros, BR 405, KM 3, Arizona - Pau dos Ferros/RN | 59900-000 | pferros@uern.br | (84) 3351-2560
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^