Sobre


Programas de Iniciação Científica da UERN

  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - PIBIC 

O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) tem como objetivo investir na orientação científica, preparando os acadêmicos para a inserção no universo científico, tanto em pesquisa básica como aplicada. Esses objetivos iniciais têm sido ampliados e diversificados, ao longo  da  sua  história,  não  só  para  atender  demandas  da  comunidade científica quanto de outros segmentos sociais. Dessa forma, além de representar o primeiro estágio na carreira científica, a IC tornou-se sinônimo de oportunidade e melhor qualificação profissional  em  todas  as  áreas  do  conhecimento.  Tem  possibilitado,  assim,  o  acesso  e  a integração à cultura científica, qualificando profissionais para maior inserção em uma sociedade cada vez mais orientada pelo conhecimento científico e tecnológico. Mais recentemente, sua atuação estende-se também ao ensino médio com foco principal na educação para a ciência. Este investimento se traduz em métodos de pesquisa diferenciados, além da participação em eventos de divulgação científica. 
 



Na UERN, a iniciação científica vem se consolidando e exercendo um papel fundamental no desempenho da pesquisa. Atualmente o Programa PIBIC se estende a várias modalidades de apoio: (i)  Programa  de  Iniciação  Científica  com  bolsas  CNPq;  (ii)  Programa  de  Iniciação Científica  com  bolsas  da  UERN;  (iii)  Programa  de  Iniciação  Científica  – Ações Afirmativas, bolsas  do  CNPq;  (iv)  Programa  de  Bolsas  de  Iniciação  em  Desenvolvimento  Tecnológico  e Inovação  (PIBITI),  bolsas  do  CNPq;  (v)  Programa  Ciência  sem Fronteiras (CsF), bolsas CNPq; (vi) Programa de Iniciação Científica – Ensino Médio, bolsas CNPq. 

As bolsas de Iniciação Científica (IC) são destinadas a alunos de graduação de instituições de ensino superior pública ou privadas. Seu objetivo é aproximar os alunos a grupos de pesquisa experientes para serem expostos aos processos de aquisição de informações e conhecimento. Existem três formas de distribuição de bolsas IC: (i) via CNPq: por meio de quotas às instituições dentro do Programa Institucional de  Iniciação  Científica (PIBIC) ou diretamente aos pesquisadores e (ii) via própria instituição.

O PIBIC é gerido pelo Comitê Institucional das instituições beneficiadas com bolsas, atendendo às normas e ao acompanhamento permanente de uma comissão do CNPq denominada  Comissão  Nacional  de  Avaliação  da  Iniciação Científica (CONAIC). Nos últimos anos o CONAIC tem construído um espaço para a discussão das IES durante as Reuniões Anuais da SBPC.

 



Os investimentos em bolsas PIBIC, em suas diferentes modalidades, na UERN apresentou um crescimento substancial de mais de 150%, nos últimos 3 anos. No ano de 2010, as bolsas institucionais da UERN tiveram seus valores reajustados e equiparados ao CNPq.

 


 

Um dos resultados da IC é a repercussão sobre os Programas de Pós-Graduação. Esta modalidade de bolsa tem provocado um impacto mensurável e estimulado a expansão dos programas Stricto sensu nos diferentes campi da UERN. Atualmente, a UERN apresenta 06 programas de Mestrado no Campus Central (Mossoró-RN) e um sétimo programa no Campus de Pau dos Ferros-RN.

 

   


  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação - PIBITI

O PIBITI foi criado em 2010 com o objetivo de contribuir decisivamente para a formação e o engajamento de recursos humanos em atividades de pesquisa, desenvolvimento tecnológico e inovação. Este programa é dirigido às instituições de ensino e pesquisa que atuam na área tecnológica e de inovação e que mantêm comprovada interação com empresas e organizações sociais.  O PIBITI ainda cria espaços  mais  definidos  de  atuação,  especificando  critérios  e indicadores consistentes associados ao setor tecnológico e de inovação.

   


  • Programa Institucional de Iniciação Científica - PIBIC nas Ações Afirmativas - PIBIC-Af

Em 2009, o PIBIC-Af foi implementado como uma ação complementar à política de inclusão e democratização do ensino superior e do sistema de ciência, tecnologia e inovação. O CNPq e o MCT lançaram este programa com o objetivo de estimular a formação técnico-científica de estudantes que ingressaram nas universidades por meio de políticas de ações afirmativas. O programa, que segue os mesmos procedimentos do PIBIC, busca contribuir na promoção da equidade no ensino superior e na maior democratização do espaço de produção de saberes científicos, permitindo a interação dos pesquisadores orientadores com realidades trazidas pelos bolsistas.

   


  • Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio - PIBIC-EM

Lançado em junho de 2010, o mais recente programa  criado  pelo  CNPq  pretende envolver  as  instituições  de  ensino  superior  no  desenvolvimento  de  projetos  de  educação científica com estudantes do ensino médio nas escolas públicas de ensino regular, militares, técnicas e privadas de aplicação. As instituições selecionadas serão responsáveis pelas cotas de bolsas  de  IC  e  estabelecem  um  programa  de  educação  científica  e  tecnológica  com  os alunos, em parceria com escolas de nível médio. A UERN estabeleceu na primeira quota uma parceria com as escolas estaduais Prof. José Nogueira e Prof. Abel Freire Coelho. A iniciativa visa  fortalecer  o  processo  de  disseminação  das  informações  e  conhecimentos  científicos  e tecnológicos básicos, além de desenvolver as atitudes, habilidades e valores necessários à educação científico-tecnológica. Atualmente, as quotas encontram-se distribuídas por campi.

   


Atualizado por: Ismael Nobre Rabelo em 19/11/2015 (Setor para Contato: PROPEG - Diretoria de Pesquisa e Inovação )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | propeg@uern.br | (84)3315-2176
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^