Editais


INTERNOS

CHAMADA INTERNA DE SUBPROJETOS PARA O CT-INFRA DA UERN - 2014 

ADITIVO

Descrição: Selecionar subprojetos para compor o Projeto Institucional de implantação de infraestrutura de pesquisa, que deverá ser submetida à próxima Chamada Pública MCT/FINEP/CT-INFRA – PROINFRA 2014.

FORMULÁRIO PARA A ELABORAÇÃO DE SUBPROJETOS 

FAPERN

1. EDITAL Nº 03/2013 PROGRAMA DE BOLSAS DE PÓS-DOUTORADO EM EMPRESAS DO RN.

Descrição: Estimular a inserção de doutores em empresas sediadas e com CNPJ no estado do Rio Grande do Norte para desenvolver Projetos de Inovação Tecnológica prioritariamente nas áreas de Engenharias, Biotecnologia, Nanotecnologia, Energias Renováveis, Agronegócio e TI, em interação com programas de pós-graduação stricto sensu do Rio Grande do Norte recomendados pela CAPES.
Data de Abertura de Inscrição: 26/03/2013
Data de Encerramento de Inscrição: Recebimento em fluxo contínuo.

Link para o Edital:
Formulário de Submissão de Proposta

2. EDITAL FAPERN/CAPES 015/2012 MESTRADO E DOUTORADO INTERINSTITUCIONAIS - MINTER/DINTER NACIONAL.

Descrição: O presente Edital tem por objetivo apoiar, mediante concessão de recursos financeiros, Programas de Mestrado Interinstitucional (MINTER) e de Doutorado Interinstitucional (DINTER), previamente aprovados pela CAPES, visando à formação de recursos humanos qualificados para o desenvolvimento socioeconômico, cultural, científico, tecnológico e de inovação para o país.
Data de Abertura de Inscrição: 27/12/2012
Data de Encerramento de Inscrição: Recebimento em fluxo contínuo.

Link para o Edital:
Formulário de Submissão de Proposta
 
3. EDITAL FAPERN/CAPES 02/2013 Programa de Apoio à Formação de Novos Grupos de Pesquisa nas Instit. Públicas de Ensino Superior do RN.

Descrição: Pelo presente Edital, a FAPERN receberá propostas para a formação de 02 (dois) novos grupos de pesquisa nas IES do RN, em áreas ainda não existentes e prioritárias para o desenvolvimento científico e tecnológico do Estado do Rio Grande do Norte, por meio da concessão de 03 (três) cotas de bolsas de professor visitante sênior, com vigência de 12 (doze) meses cada, com valor mensal das bolsas correspondente a R$ 8.905,42 (oito mil novecentos e cinco reais e quarenta e dois centavos), garantidas com aporte de recursos da CAPES, compreendidos em Acordo de Cooperação Técnica e Acadêmica.Data de Abertura de Inscrição: 07/01/2013
Data de Encerramento de Inscrição: 08/10/2013

Link para o Edital:
Anexo I - Formulário de Solicitação de Bolsa
Anexo II - Termo de Compromisso do Professor Visitante
Anexo III - Termo de Compromisso da IES Proponente

CNPq

1. CHAMADA MCTI/CNPq/CT-Biotec Nº 30/2013

Objetivo: Apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica que visem ao desenvolvimento de produtos e processos biotecnológicos (biolixiviação e biorremediação) para minimizar ou solucionar problemas ambientais causados pela atividade humana, tais como resíduos industriais, domésticos, agropecuários, provenientes de mineradoras, da produção de petróleo e derivados, da produção de combustíveis, tratamento de esgoto e águas superficiais, subterrâneas e residuais, da indústria pesqueira, poluentes, entre outros.

Inscrições: 22/07/2013 a 10/09/2013
Link para o Edital:

2. CHAMADA MCTI/CNPq/CT-BIOTEC Nº 27/2013

Objetivo: Apoiar propostas de pesquisa, desenvolvimento e inovação de bioprodutos e/ou bioprocessos aplicados à produção de vacinas recombinantes para prevenção de zoonoses em animais. Sem prejuízo de outras linhas de pesquisa que possam ser levantadas mediante devida justificativa do pleiteante, terão preferência propostas que contemple o desenvolvimento de vacinas recombinantes para as seguintes zoonoses: raiva, leishmaniose, brucelose, leptospirose e toxoplasmose.

Inscrições: 22/07/2013 a 10/09/2013

Link para o Edital:

3. CHAMADA MCTI/CTBIOTEC/CNPq N º 28/2013

Objetivo: Esta chamada tem por objetivo apoiar por meio de financiamento projetos de P, D & I na área de Engenharia de Sistemas Biológicos que visem: I - Formar e incrementar grupos de pesquisa e desenvolvimento tecnológico em áreas de fronteira do conhecimento, incluindo genomas inteiramente novos, modificação de rotas metabólicas, desenvolvimento de novas moléculas e novas metodologias diagnósticas. II - Formar recursos humanos qualificados para atuar na indústria nacional nos seguintes temas: a) biologia sintética; b) engenharia de bioprocessos; c) nanobiotecnologia; e d) enzimas para digestão de celulose. III - Contribuir para os avanços do conhecimento, para a geração de produtos e processos tecnológicos de alto valor agregado, de forma sustentável e ambientalmente responsável.

Inscrições: 22/07/2013 a 10/09/2013
Link para o Edital:

4. CHAMADA MCTI/CNPq/CT-Biotec Nº 29/2013

Objetivo: Apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, por meio de biotecnologias para a melhoria da qualidade, uniformidade e durabilidade do produto in natura e desenvolvimento de novos produtos de alimentação, cosmético, fármacos ou outras aplicações industriais, relacionadas às seguintes espécies: Caju (Anacardium occidentale); Guaraná (Paullinia cupana); Açaí e juçara (Euterpe oleracea e E. edilus); Umbu (Spondias tuberosa) e Jabuticaba (Plinia cauliflora).

Inscrições: 22/07/2013 a 10/09/2013
Link para o Edital:

5. CHAMADA MCTI/SEPIN/CNPq No 19/2013 - Programa CI-Brasil 2013

Objetivo: Apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País por meio de atividades voltadas para o desenvolvimento de circuitos integrados em centros e empresas de projetos de semicondutores no âmbito do Programa CI-Brasil.

Inscrições: 22/07/2013 a 04/09/2013
Link para o Edital:

6. CHAMADA MCTI/CNPQ/CT-AQUAVIÁRIO N º 23/2013 - APOIO AO DESENVOLVIMENTO TECNOLÓGICO NAS ÁREAS DE TRANSPORTE AQUAVIÁRIO E CONSTRUÇÃO NAVAL

Objetivo: Apoiar projetos de pesquisa científica e tecnológica que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, no campo do transporte aquaviário e da construção naval. As propostas apresentadas devem atender a um dos seguintes temas: a) Tecnologias de embarcações: metodologias e ferramentas de projeto; embarcações especiais; arquitetura naval; estruturas e materiais; hidrodinâmica do navio; propulsão e sistemas especiais; manobrabilidade; automação e controle; b) Construção naval: infraestrutura e layout de estaleiros; projeto para manufatura; organização da produção; planejamento e controle da produção; tecnologia de fabricação específica da construção naval; gestão da cadeia de suprimentos; gestão de operações de construção naval; manutenção e reparo naval; c) Projeto de gestão de sistemas marítimos e fluviais: gerenciamento de operações de embarcações e sistemas de transporte aquaviário; planejamento e análise de sistemas logísticos marítimos e fluviais; d) Segurança da navegação, do transporte aquaviário e da salvaguarda da vida humana no mar: sistemas; equipamentos e simuladores visando à segurança do transporte aquaviário e da navegação e proteção do meio-ambiente; e) Economia e políticas de construção naval e transporte aquaviário: estudos comparativos de modelos de políticas marítimas praticados em países competidores e estudo dos impactos econômicos relacionados à indústria da construção naval e ao transporte aquaviário no Brasil

Inscrições: 22/07/2013 a 05/09/2013
Link para o edital:

7. CHAMADA MCTI/CNPQ/CT-AERONÁUTICO/CT-ESPACIAL Nº 22/2013 - APOIO AO DESENVOLVIMENTO CIENTÍFICO, TECNOLÓGICO E DE INOVAÇÃO NO SETOR AEROESPACIAL.

Objetivo: Apoiar projetos de pesquisa científica, tecnológica e de inovação que visem contribuir significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do País, no setor Aeroespacial, nos seguintes temas de interesse: a) Aerodinâmica; b) Materiais de Aplicação Aeroespacial; c) Sistemas de Propulsão; d) Robótica e Armar Inteligentes; e) Sensores de Uso Aeroespacial; f) Simuladores; g) Hipervelocidade; h) Estruturas; i) Guiamento e Controle; j) Sistemas de Comando e Controles.

Inscrições: 10/07/2013 a 26/08/2013
Link para o Edital:

8. CHAMADA MCTI/CNPQ/CT-BIOTEC Nº 26/2013 - CONVÊNIO CNPQ/NWO (HOLANDA)

Objetivo: Apoiar projetos conjuntos de pesquisa e inovação em Bioeconomia, no âmbito do Programa de Cooperação CNPq e a Organização Holandesa para Pesquisa Ciêntífica (NWO), em um ou mais dos temas abaixo: Melhoramento de cultivares e de produtos da agropecuária, horticultura e aquicultura; Biorremediação; Biorrefinarias e subseqüente conversão de biomassa em energia e commodities químicas; Desenvolvimento de enzimas com aplicação na indústria de alimentos; e Produtos e ferramentas biotecnológicas com aplicação em saúde animal.

Inscrições: 24/06/2013 a 06/09/2013
Link para o Edital

CAPES

1. BIOLOGIA COMPUTACIONAL

Objetivo: Estimular e apoiar a realização de projetos conjuntos de pesquisa entre pesquisadores vinculados a diferentes instituições de ensino superior - IES, institutos de pesquisa e demais instituições associadas enquadráveis nos termos deste Edital, possibilitando o desenvolvimento de projetos de pesquisa científica e tecnológica, contemplando a formação de recursos humanos (RH) em nível de pós-graduação stricto sensu acadêmico e, de forma complementar, em nível de graduação.Inscrições: 17/07/2013 a 17/09/2013

Link para o Edital:


Atualizado por: Daniel Abrantes Sales em 15/04/2014 (Setor para Contato: REITORIA - Sistema Integrado de Biblioteca )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | propeg@uern.br | (84)3315-0001
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^