VII Semana de Ciência e Tecnologia - VII - SCTI - 2019


Apresentação

VII Semana de Ciência Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - VII SCTI/UERN

A Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), através da Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPEG), Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (PROEG) e Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) realizará a VII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (VII SCTI/UERN), agrega quatro eventos simultâneos, a saber: XV Salão de Iniciação Científica (XV SIC); VIII Salão de Iniciação Científica do Ensino Médio (VIII SIC EM); VIII Encontro de Pós-Graduação; VI Encontro de Inovação e Empreendedorismo, além do espaço de lançamentos de divulgação científica e cultural. 

Terá como tema “Bioeconomia: diversidade e riqueza para o desenvolvimento sustentável” e focará na divulgação, socialização e integração dos conhecimentos científicos e tecnológicos à sociedade não especializada, de modo a contribuir com o desenvolvimento científico, social e humano do país, em particular do Estado do Rio Grande do Norte. Evento de abrangência regional, que envolverá os seis campi desta Instituição Mossoró, Natal, Pau dos Ferros, Assú, Patú e Caicó, no período de 05 a 22 de novembro de 2019.

Esse evento justifica-se por buscar a popularização e divulgação da ciência como base para o fortalecimento do desenvolvimento econômico e social, a partir do desenvolvimento da articulação com os equipamentos sociais, as instituições e empresas sediadas na região. 

   
Desta forma, a UERN será transformada em uma grande área de integração acadêmico-científica para os alunos, professores, técnicos administrativos e os diferentes segmentos da sociedade em torno da discussão da ciência, tecnologia e inovação e, em especial, a "Bioeconomia para o desenvolvimento sustentável". As diferentes unidades acadêmicas e administrativas da UERN se envolveram no planejamento, organização e execução do evento. Articulará com atividades de ensino, de pesquisa em nível de iniciação científica e tecnológica, de pós-graduação e inovação, e de extensão, contribuindo para socializar experiências e discussões sobre ciência, tecnologia e inovação à comunidade em geral, além de discutir a contribuição que o conhecimento científico e tecnológico tem alcançado para o desenvolvimento regional; dentro dessa perspectiva buscará contemplar os diferentes segmentos da sociedade a fim de integra-los em torno da discussão.


Organização

Coordenação geral
José Rodolfo Lopes de Paiva Cavalcanti
Wendson Dantas de Araújo Medeiros 
Emanoel Márcio Nunes

Comissão Organizadora
Cláudio Lopes de Vasconcelos
Álvaro Marcos Pereira Lima
Kleberson de Oliveira Porpino
Frank da Silva Felisardo
José Elesbão de Almeida
Francisco Vanderlei de Lima
Vinícius Claudino de Sá
Carlos Heitor Pereira Liberalino 
Luís Marcos de Medeiros Guerra
Geórgia Maria Pinto Nóbrega e Freitas
Ismael Nobre Rabelo
Francisco Felipe da Silva
Carla Luciana de Oliveira Marques
Lauro Augusto Ribeiro Júnior
André Studart Soares
Almir da Silva Castro
Priscilla Felipe de Sousa
Raimunda Mercês de Paiva Soares
Antônio Neilton de Medeiros
Edigleyce de Lima Costa 
Thomas Victor de Oliveira Câmara
Lucas Moreira Rosado
Sarah Eugênia Viana de Araújo 
Laíse Holanda de Lira
Regiane Sonara da Silva
Emanuella Rodrigues Veras da Costa Paiva
Francisco Teofilo Souza Neto 
Pâmela Jéssica da Silva Santos


Datas e Locais

5 e 6 de novembro de 2019
Local: Campus Avançado de Natal
Av. Dr. João Medeiros Filho, nº 3419
Potengi (Zona Norte) Natal/RN

5 e 6 de novembro de 2019
Local: Campus Avançado de Assu

Rua Sinhazinha Wanderley, 871
Centro, Assu/RN | 59650-000 

6 e 7 de novembro de 2019
Local: Campus Avançado de Caicó

Av. Rio Branco, Nº 725, Centro
Caicó/RN | 59300-000

6 e 7 de novembro de 2019
Local: Campus Avançado de Patu

Rua Lauro Maia, s/n, Centro
Patu/RN | 59770-000

12 a 14 de novembro de 2019
Local: Campus Avançado de Pau dos Ferros

BR 405, KM 3, Arizona
Pau dos Ferros/RN | 59900-000

18 a 22 de novembro de 2019
Local: Campus Universitário Central

Av. Professor Antônio Campos, S/N
BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva
Mossoró/RN | 59600-000


Programação VII SCTI/UERN

O COLÓQUIO DAS EXPERIÊNCIAS DE ESTÁGIO EM SERVIÇO SOCIAL  é um evento organizado pela Faculdade de Serviço Social  - FASSO/UERN, que está inserido dentro da programação da VII Semana de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (VII SCTI/UERN) . 

Buscando compartilhar experiências de estágio na área de Serviço Social o evento tem como público-alvo Profissionais e Estudante de Graduação e Pós-Graduação na área.  O  Colóquio acontecerá  nos dias 18 e 19 de novembro de 2019, no auditório da Faculdade de Serviço Social FASSO/UERN Campus Central, no período das 7h30 as 11h30. 

Os interessados poderão  inscrever seus resumos para apresentação oral, ou como ouvintes,  do dia 01 a 11 de novembro. No dia 14 de novembro, publicaremos o resultado dos trabalhos aprovados, bem como o dia e horário de apresentação.

Receberá um certificado de 16h quem participar dos dois dias do evento.

E-mail para contato: coloquioservicosocial@gmail.com
Link para inscrição:https://sites.google.com/view/coloquioservicosocial/p%C3%A1gina-inicial

Programação do VI SIMPOSEDUC e V SEMANARTE

Programação da Semana de Ciência da Computação.


Orientações e Slides Modelos

As demais apresentações das comunicações orais dos projetos ocorrerão em seus respectivos Campi.


Coordenadores do SIC UERN nos demais Campi:

Assú - Prof. Raimundo Inácio da Silva Filho (Dep. de Geografia)

Caicó - Prof. Galileu Galilei Medeiros de Souza (Dep. de Filosofia)

Natal - Profª. Tatiana Moritz (Dep. de Turismo)

Patu - Profª. Francisca Edilma Braga Soares Aureliano (Dep. de Educação)

Pau dos Ferros - Profª. Dandara Queiroga de Oliveira Sousa (Dep. de Educação Física)

Campus Central (Mossoró) - Diretoria de Pesquisa / PROPEG


Conferencistas



Dr. Evaldo Ferreira Vilela

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (1971), mestrado em Entomologia pela Universidade de São Paulo e doutorado em Ecologia Química, pela University of Southampton, UK, e estágios pós-doutor nas Universidades de Tsukuba (Japão), Nurnberg-Erlangen e California-Berkeley. Professor Titular e atualmente Professor Voluntário/Colaborador da UFV. Foi Reitor da Universidade Federal de Viçosa (2000-2004). Foi membro do Conselho Curador da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais - FAPEMIG, Membro de Comitês Assessores do CNPq, CAPES, FAPEMIG e FINEP; foi membro da CTNBio, do Comitê do PRONEX, da Comissão Nacional dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia - INCT; do Comitê de Avaliação Externa da Embrapa Cenargen. Foi Diretor da Fundação de Apoio a UFV FUNARBE, Presidente da Sociedade Entomológica do Brasil, da Sociedade Brasileira de Defesa Agropecuária e Coordenador do Projeto Inovação Tecnológica para a Defesa Agropecuária, encomendado pelo CTAgro/MCT/CNPq. Foi Secretário Adjunto de C&T e Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (2007-2013) e Gerente do Projeto Estruturador Rede de Inovação Tecnológica do Governo de Minas Gerais. Atua como professor e pesquisador nas áreas de Agronomia, Entomologia, Feromônios e Comportamento de Insetos, Controle Biológico e Ecologia Química. Mais recentemente, tem se dedicado a Inovação Tecnológica, tendo criado o Sistema Mineiro de Inovação - Simi e atuado no Comitê Gestor do SEED - Startups and Entrepreneurship Ecosystem Development; é membro do Fundo de Capital Semente CRIATEC do BNDES. Membro do Conselho Administrativo do Parque Tecnolõgico de Belo Horizonte do SEBRAE-MG. É membro da Academia Brasileira de Ciências. Pesquisador 1A do CNPq. Foi Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação da FAPEMIG e é seu atual Presidente. É também Presidente do Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa – CONFAP


Me. Frank da Silva Felisardo

Doutorando do curso de Administración y Direccion de Empresas, pela Universidad Politecnica da Cataluña, Barcelona, possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), cursa Especialização em Gastronomia, pela Universidade Potiguar - UnP, é Especialista em Administração e Negócios, pela Universidade Regional do Cariri - URCA (1997), Graduado em Administração pela Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (1994). Assumiu de 2002 a 2016 a Direção do Campus Mossoró da Universidade Potiguar e de 2016 a 2017 a Diretoria Administrativa, da Faculdade Diocesana de Mossoró - FDM, Hoje assume a Chefia do Departamento de Inovação e Empreendedorismo - DIE/UERN, bem como a Coordenação do Núcleo de Inovação e Tecnologia - NIT/UERN, é professor do curso de Administração da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN desde 1998. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração de Empresas, atuando principalmente nos seguintes temas: competitividade, estratégia, sistema de gestão, gestão de recursos humanos e gestão de serviços. 


 

Dr. Geraldo Jorge Barbosa de Moura

Graduação em Ciências Biológicas pela UFPE/Brasil (2001), Aperfeiçoamento em Bioquímica pela UFPE/Brasil (2001), Aperfeiçoamento em Gestão Ambiental pela UFF/Brasil (2008), Aperfeiçoamento em Gestão dos Recursos Hídricos pelo Portal Educação/Brasil (2008), Aperfeiçoamento em Anfíbios e Répteis pelo Portal Educação/Brasil (2010), Especialização em Morfologia Humana pela UFPE/Brasil (2007), Especialização em Zoologia pela UFRPE/Brasil (2003), Mestrado em Geociências - Paleontologia pela UFPE/Brasil e UBA/Argentina (2006), Doutorado em Ciências Biológicas pela UFPB/Brasil (2010), Pós-Doutorado em Conservação pelo Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos-Universidade do Porto/Portugal (2012) e apartir de 2017 também dedica-se ao estuda da Psicalálise na Sociedade Psicanalítica do Recife-SPR (FEBRAPSI-IPA). Atualmente atua como Professor e Pesquisador da Universidade Federal Rural de Pernambuco (SIAPE: 1436044), lecionando e orientando alunos do Curso de graduação em Ciências Biológicas (Licenciatura e Bacharelado) e dos Programas Acadêmicos de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ecologia (Mestrado) e Ciência Animal Tropical (Mestrado e Doutorado); além dos Programas de Pós-Graduação em Planejamento Ambiental da UCSAL; Ecologia Humana da UNEB e Geociências e Paleontologia da UFC. Tem experiência em pesquisa, atuando principalmente nas áreas: 1-Paleontologia de Anfíbios Anuros; 2-Ecologia Trófica, Ecologia Reprodutiva, Ecologia Parasitária, Morfologia, Biologia Isotópica, Comportamento Acústico e Conservação de Anfíbios Anuros e Répteis (exceto Serpentes); 3-Hirudinofauna de Anfíbios e Répteis; 4-Gestão Ambiental e Ensino de Biologia. Atua como Membro do Corpo Editorial de Revistas Nacionais e Internacionais. Atualmente lidera o grupo de pesquisas institucionais/CNPq: Grupo de Estudos Herpetológicos e Paleoherpetológicos do Nordeste e é Curador da Coleção Científica Herpetológica e Paleoherpetológica da UFRPE e da coleção de Hirudineos da UFRPE. CRBIO: 36.658/5-D e CTF IBAMA/SISBIO: 467810. 


Dr. Jean Berg Alves da Silva

Possui graduação em Medicina Veterinária pela Universidade Federal Rural do Semi-Árido (2001), mestrado e doutorado em Ciências veterinárias pela Universidade Estadual do Ceará (2003). Atualmente é professor da UFERSA, das disciplinas de Inspeção de Alimentos de Origem Animal (Medicina Veterinária) e Higiene Animal (Zootecnia). É o atual pró-reitor de pesquisa e pós-graduação da UFERSA. Tem experiência na área de Medicina Veterinária, com ênfase em Inspeção de Produtos de Origem Animal. Tendo concluído a orientação de cinco teses, 17 dissertações, 13 trabalhos de conclusão de especialização Lato sensu e 35 trabalhos de conclusão de curso na graduação. Atuando principalmente nos seguintes temas: microbiologia, leite, coliformes e conservação de alimentos de origem animal.


Dra. Técia Vieira Carvalho

Possui Pós-doutorado pelo Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará - IFCE, doutorado em Biotecnologia pela RENORBIO - Universidade Federal do Ceará - UFC (2010), Mestrado em Ciências Marinhas Tropicais - Universidade Federal do Ceará - UFC (2006), MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas - FGV ( 2007) e graduação em Química Industrial pela Universidade Federal do Ceará - UFC (1992). Foi Presidente da Rede de Incubadoras de Empresas do Ceará ? RIC (2012-2016), Diretora Adjunta do Parque de Desenvolvimento Tecnológico ? PADETEC (2006 -2018), Coordenadora Geral do Fórum de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologias ? FORTEC-NE (2012-2014). Atualmente é Presidente do Núcleo de Estudos e Pesquisas do Norte e Nordeste ? NEPEN, diretora científico, tecnológico e inovação da Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual e vice coordenadora do mestrado profissional em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação - PROFNIT. Atua nas áreas de química e tecnologias ambientais e também na área de Gestão Empreendedora, Gestão da Inovação e Gerenciamento de Projetos Inovadores.
Dr. José Mairton Figueiredo de França

Economista, possui mestrado em Economia pela Universidade Federal do Ceará (1998) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atuou como secretário da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Rio Grande do Norte (SEMARH), Secretário Municipal do Desenvolvimento e Trabalho e Gerente da Gestão Ambiental na Prefeitura Municipal de Mossoró-RN. Atua como professor adjunto da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Tem experiência na área Gestão Pública e Economia, com ênfase em Métodos e Modelos Matemáticos, Econométricos e Estatísticos, atuando atualmente nos seguintes temas: economia dos recursos hídricos, gestão ambiental e desenvolvimento, análise de eficiência e de produtividade e análise envoltória de dados (DEA).

 

Dr. Gilton Sampaio de Souza

Diretor-Presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Norte (FAPERN). Professor e pesquisador. Linguista de formação e atuação, é graduado em Letras (Pau dos Ferros) e especialista em Didática do Ensino Superior (Mossoró), ambos pela UERN. Mestre em Linguística Aplicada (Estudos da Linguagem) pela UFRN (Natal) e Doutor em Linguística e Língua Portuguesa pela UNESP (Araraquara). Tem Pós-Doutorado em Estudos Comparados - Português/Francês pela Université Paris 8 Vincennes-Saint-Denis, na França. Pertence ao quadro efetivo de servidores da UERN, como professor adjunto IV, na área de Linguística. Está cedido ao Governo do Estado do RN desde 26 de fevereiro de 2019 para atuar na FAPERN. É docente permanente do PPGL/UERN, Mestrado e Doutorado acadêmicos em Letras, e do PROFLETRAS (Mestrado Profissional) Unidade Pau dos Ferros. Tem experiências em Gestão Universitária e Acadêmico-Científicas (em diferentes níveis), tendo sido Diretor do Campus da UERN Pau dos Ferros por dois mandatos, de 2007 a 2011 e de 2012 a 2016, e atuado, em épocas e mandatos diferentes, como Chefe do Departamento de Letras, Coordenador de Especializações em Linguística Aplicada e outras, Coordenador e Vice-Coordenador do PPGL/UERN e Coordenador Institucional junto à UERN do Curso de Doutorado Interinstitucional em Desenvolvimento Urbano (parceria MDU-UFPE/UERN). Ex-líder e membro-fundador do Grupo de Pesquisa em Produção e Ensino de Texto (GPET) e também membro do Grupo de Estudos e Pesquisas em Economia, Cultura e Território (GPECT), certificados pelo CNPq, tem publicações em livros e em artigos em periódicos na grande área de Linguística, com ênfase nas subáreas de Argumentação e Retórica; Memória, Cultural Local e Identidade; Ensino de Línguas e Estudos do Discurso e do Texto. É filiado a diferentes associações científicas, com destaque para ANPOLL, ABRALIN, GELNE e AINPGP, sendo o atual presidente desta última.


Yves Guerra de Carvalho

Possui graduação em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2004) e Pós Graduação em Planejamento e Consultoria Turística pela Faculdade Camara Cascudo (2009). Atualmente é analista técnico do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do RN - SEBRAE. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em Roteirização, Organização de Eventos, Hospitalidade e administração de websites como o www.nataltrip.com e o www.roteiroserido.com.br


Artes da VII SCTI

Cartaz ASSÚ

Cartaz CAICÓ

Cartaz MOSSORÓ

Cartaz NATAL

Cartaz PATÚ

Cartaz PAU DOS FERROS

FOLDER

PLACAS DE TEMPO 

5 MINUTOS

1 MINUTO

FIM

LOGOS 

UERN AZUL AZURE

UERN AZUL CIANO

UERN BRANCA

MCTIC

PÁTRIA AMADA BRASIL

CNPQ


Certificados

Certificados das Edições Passadas   

IV SCTI (edição 2015/2016, SCTI em outubro de 2016)


V SCTI (edição 2016/2017, SCTI em outubro de 2017)


VI SCTI (edição 2017/2018, SCTI em outubro de 2018)


VII SCTI (EDIÇÃO 2018/2019, SCTI EM NOVEMBRO DE 2019)

Pedidos de correção, por gentileza, enviar e-mail para pibic@uern.br


Atualizado por: Antonio Neilton de Medeiros em 07/10/2020 (Setor para Contato: PROPEG - Gabinete do Pró-Reitor de Pesquisa e Pós-Graduação )

Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN
Campus Universitário Central, Rua Professor Antônio Campos, s/n, BR 110, km 48, Bairro Costa e Silva - Mossoró/RN | 59600-000 | propeg@uern.br | (84)3315-2176
© 2012 Agência de Comunicação da UERN - AGECOM | agecom@uern.br | 84 3315-2144 / 3315-2115 | Sistema de Controle de Páginas

^